quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Repensando o transporte público

Já faz tempo que o transporte público vem sendo sucateado no Brasil.Em todas as cidades é cada vez maior o número de carros nas vias públicas e isso é reflexo do descaso do poder público em relação ao transporte. Vivemos aqui, o oposto do que é visto em países mais desenvolvidos e tidos como modelos para o mundo. Enquanto grandes cidades tem um ótimo sistema de transporte que integra os mais variados meios, buscando aumentar sua eficiencia, presenciamos no Brasil um transporte cada vez mais caro e sucateado.
O ano nem começou direito e a lista de cidades que passaram por aumento, na tarifa do transporte público não para de aumentar. Segundo um e-mail que recebi de uma amiga do Rio Grande do Sul, já são 17 cidades, isto até o último dia 12, por que no dia 17 a lista cresceu e Macaé, no litoral fluminense passou a integrar esta lista, aumentando sua pasasagem de R$ 2,30 para R$ 2,40. Infelizmente a qualidade do transporte segue o caminho inverso e só piora.
É preciso mobilização popular para pressionar o poder público por soluções rápidas eficientes para resolver este gargalo que só aumenta e piora a qualidade de vida em nossas cidades. É urgente que os governantes apresentem projetos e para melhorar a qualidade do transporte público, fazendo inclusive que seja mais viável utilizá-lo.
Assim mais pessoasdeixarão seus veículos em casa, o que desafoga o trânsito e cria um círculo vicioso, melhorando o trânsito e aumentando a eficiência do transporte público.
É hora de buscarmos melhorias na área, o que passa claramente, por um transporte mais barato e de melhor qualidade.

Um comentário:

  1. duas questões crônicas são o "pano de fundo" neste teatro dos horrores: CORRUPÇÃO TOTAL e INTERESSE PÚBLICO ZERO!!! quando você fala "poder público" refere-se a um mero desejo longínquo, coisa de idealistas como nós. na verdade o que temos é "poder das elites" que apenas representam a si mesmas e seus interesses financeiros. povinho é só um detalhe além de, claro, o voto. e como se acostumaram APENAS com promessas vazias e favorzinhos.......as MÁFIAS vêm assumindo os sistemas de transportes coletivos ("navios negreiros") em todo o Brasil com a complacência de políticos coniventes e venais que são FINANCIADOS EM SUAS CAMPANHAS por estas máfias. é simples. é só uma troca de favores. "eu banco a tua campanha e você me vende a tua boiada". Passageiro no Brasil só tem direito a PAGAR. mais nada! e sonhar com metrô, eficiência, etc só será possível quando os representantes corrompidos da elite forem alijados dos legislativos e, finalmente, prevalecer o interesse público. ha muito proponho em Macaé a EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTES COLETIVOS em contradição a esta farra com dinheiro público do farsante "SIT Sistema Integrado de Transportes" = um vazadouro de recursos públicos aos empresários inescrupulosos e seus asseclas. aqui é a Terra do Nunca! abraço. Moc

    ResponderExcluir