quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Alguma evolução

A FIFA anunciou a criação de um comitê para analisar possíveis mudanças em relação ao esporte bretão para se garantir mais emoção no futebol. Essas mudanças aconteceriam visando principalmente a Copa de 2014 e inclui idéias estranhas, mas também alguns poucos avanços. Entre as mudanças estão a idéia de se resgatar o chamdo "gol de ouro", também conhecido como morte súbita, além de uma possível alteração na pontuação, tanto nas vitórias como nos empates e também a profissionalização da arbitragem.
Dentre estes principais pontos de mudança vejo algum avanço e outros retrocessos. O principal avanço é a profissionalização dos árbitros. É fundamental que estes senhores passem a atuar de forma profissional para que a arbitragem, seja tratada de maneira mais séria e com melhor estrutura para evitar problemas tão recorrentes que envolvens os homens do apito.
Quanto as outras possíveis mudanças, não as vejo com bons olhos. O retorno do chamado gol de ouro é um retrocesso inútil. Isso já foi aplicado no futebol e os resultados não foram satisfatórios, além é claro de não ser um método muito justo para definir os classificados ou campeões. Prefiro que em caso de empates nas fases mata-mata, o time de melhor campanha tenha a vantagem do empate, isto é mais justo e não desvaloriza o esporte, uma vez que mesmocom vantagem do empate, as equipes continuam a jogar buscando a vitória.
Quanto a alteração na pontuação, também não vejo muito sentido uma vez que com a vitória valendo três vezes mais que o empate, é normal que as equipes jogem sempre buscando a vitória e o grnde número de empates, serve apenas para mostrar o equilíbrio da competição, que é decidida nos detalhes. por estes motivos que não vejo sentido nas possíveis mudanças a serem estudadas pela FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário