sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O inferno são os outros

A famosa frase que entitula este texto foi atribuída ao famoso filósofo Jean Paul Sartre (1905-1980) e cantada em um sucesso da banda de rock Titãs. Provavelmente ela seja a melhor representação do pensamento humano contemporâneo, basta um pequeno sinal de problema e pronto ficam todos no velho jogo de "empurra-empurra", transferindo responsabilidades e procurando possíveis culpados.
O último exemplo disso vem do interior de São Paulo, onde após um assassianto cometido por traficantes, a polícia local, disse que a morte era culpa do cinema. Eu explico: Segundo o delegado de São José, um cidadão chamado David Gonçalves Silva, foi morto através do método conhecido como "forno de micro-ondas", quando a pessoa é colocada dentro de pneus e seus algozes ateam fogo nos mesmos fazemdo a pessoa morrer queimada.
Segundo o delegado assistente da DIG (Delgacia de Investigadores Gerais), os criminosos de lá "aprenderam" o método através da sétima arte, pois ele é utilizado no filme Tropa de Elite, os criminosos puderam "ver" como ele funciona. Ao dar tal declaração infeliz, o delegado acaba por culpabilizar o filme, quando na verdade os culpados são os próprios bandidos.
Além de infeliz, a declaração mostrou que o delegado esta bastante desinformado, pois não foi o Tropa que criou o método ele apenas o reproduziu. Muito tempo antes do filme virar o sucesso que foi, essa forma brutal de assassinato, foi divulgada em todo o país, quando ocorreu o assasinato do jornalista Tim Lopes, pois foi desta forma que ele foi morto. Depois deste fato, que o chamado micro-ondas foi parar nas telonas e não o contrário.
É preciso que as autoridades esqueçam a frase de Sartre e passem a atuar de forma mais incisiva nos trabalhos sobre os quais possuem responsabilidades, querer culpar o cinema ou a mídia, pela violência e pelas mazelas que assolam nossa sociedade, beira o surrealismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário