terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Contradição Jurídica

O caso Cesare Batisti continua dando pano para manga e aponta alguns pontos nebulosos do nosso judiciário, que é reflexo da sociedade brasileira. Inconformados com a decisão do ex-presidente Lula de manter no Brasil o ex ativista de esquerda, que é condenado por quatro assassinatos na Itália, a ala mais conservadora da sociedade, continua querendo alimentar o caso e criar polêmica em cima disso.
Os reacionários esqueceram que mesmo sendo competência do Supremo Tribunal Federal, o mesmo acabou "empurrando" a decisão para o presidente e já que tanto o STF, quanto o presidente são as autoridades máximas de seus poderes (executivo e judiciário), tal decisão agora se torna inquestionável. Diz a sabedoria popular que decisão judicial, não se contesta, cumpre-se e é isso que deve ser feito agora.
O STF decidiu que a definição da história caberia a presidente, este por sua vez tomou sua decisão. Não há mais o que fazer, restando apenas respeitá-la e cumprí-la. Não entrarei aqui no mérito de a decisão do ex-presidente Lula estar certa ou errada, mas não acho correta questionar a mesma.
O comportamento da oposção, que ainda busca meios para questionar o posicionamento da presidência, nos trás uma questão que precisa ser debatida. Será que caso, o então presidente Lula, decidisse pela extradição, estes senhores questionariam sua decisão? Será que ao questionarem o que Lula fez elez não deixam suas máscaras caírem, mostrando que estão mais uma vez agindo com ol velho "complexo de vira-latas", que acomenteu o Brasil por anos?
Isso é algo que a sociedade brasileira precisa analisar e de forma muito séria, sem se deixar influenciar por questões político-ideológicas, ou colorações partidárias. Deixemos o passado lá trás e passemos a tratar do que realmente interessa no momento, o que ficou para trás, não tem mais volta, ou seja é imutável. Para frente é que se anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário