quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A grama do vizinho sempre é mais verde

Recentemente me deparei com uma velha polêmica no twitter e acabei por me enveredar na mesma. Li um debate entre dois jornalistas sobre o futebol europeu, mais precisamente o futebol inglês. Um deles enaltecia o grande Manchester United e suas vastas conquistas, o outro lembrava que na terra da rainha tem muito time mediano, que o mesmo comparou a Lusa e América-RJ.
É evidente que o futebol europeu tem muito dinheiro e seus times arrecadam muito e com isso atraem muita mídia, principalmente quando comparados aos times da América do Sul. Basta uma rápida análise nas contas de qualquer time brasileiro para ver que não é possível competir com os grandes da Europa. Entretanto, mesmo sendo evidente a superioridade financeira, o mesmo quase não acontece com relação a tradição.
Quem são os grandes da Inglaterra? Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Manchester City, que engrossaram a lista após serem compardos por milionários estrangeiros. O resto é somente isso, resto. O Nottinghan Forest é mais conheciso por ser da cidade do lendário Robin-Hood, do que por suas conquistas. Afinal suas maiores glórias são duas Liga dos Campeões, lá na longinqua décda de 70, pode até ter história e tradição, mas falta consistêncianas conquistas. Já o West Han, que ficou conhecido aqui por ser o destino de Teves quando o mesmo saiu do Corinthians, tem como maior glória a conquista de uma Copa Intertoto em 1999. Pronto não precisa falar mais nada sobre este glorioso time que vive de história e não conquista nada substâncial desde que foi criado.
O Portsmouth consegue ainda um feito pior do que o West Han, afinal sua maior glória é a conquista do bicampeonato inglês nas temporadas de 48-49 e 49-50. Nossa relamente este time deve encher de alegria e orgulho sua torcida. Se um dia for à cidade de Portsmouth, tomarei cuidado para não passar perto de algo que lembre este time, que pode ser considerado um fantasma do football. Já o famoso Preston North End, atualmente joga aa segundona da terra da rainha e sua maior glória, foi ser bicampeão da FA Cup, a Copa da Inglaterra nas temporadas de 1888-1889 e 1937-1938. Nossa, depois dessa, se eu morasse na Inglaterra, nãotorceria pra eles nem sob tortura.
Quanto ao Birmingham, pode até se esperar algo produtivo, pois o time é finalista da Copa da Liga Inglesa, desta temporada, o adversário é o Arsenal e atualmente jogando na primeira divisão ocupa a 16ª posição, correndo riscos de voltar para a segundona, onde aliás já foi campeão cinco vezes. caso ele vença o Arsenal na Final da Carling Cup conquistará seu segundo título nacional, afinal foi o campeão da FA Cup em 62-63, além é claro de dar uma alegria para a sua torcida que não comemora um título desde 1994-95, quando o time ganhou a segunda divisão pela última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário