terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Contradições da direita

O caso Cesare Batisti, mostrou mais uma vez como a oposição conservadora é contraditória no nosso país. Ao contrário do que estes senhores esperavam, o então presidente Lula, decidiu pela não extradição do italiano acusado de assassinatos em seu país. A reação conservadora foi imediata e uma enxurrada de críticas veio à tona. Os opositores do governo Lula, que desde o último dia 1º, é continuado pelo governo Dilma, passaram a taxar de vergonhosa a posição brasileira que teria desrrespeitado um acordo bilateral de extradição.
Pois bem. É exatamente neste caso que o lado controverso dos reacionários aparece. A decisão do governo brasileiro, mostrou a soberania do nosso Estado em nosso território, o que aliás é fundamental em qualquer estado democratico de direito. Mas a oposição acompanhou a ladainha italiana e lamentou tal demonstração de independência de nosso governo. É evidente que neste caso, o personagem principal desta trama se fosse extraditado seria alvo de persseguições por parte do governo daquele país, que há anos vem sendo dominado pela direita, a mesma que Batisti combateu 30 anos atrás.
Por este motivo e seguindo as condições estabelecidas no mesmo tratado que os italianos dizem que o Brasil não cumpriu, o governo decidiu pela não extradição. A demonstração de soberania brasileira neste caso, nos lembra outro caso que deveriam sim ser lembrados e que serve de comparação. Me refiro a história das instalações da Petrobrás na Bolívia.
Naquele caso, os conservadores brasileiros se acharam ultrajados pelo acordo entre Lula e Morales, que acabou por garantir tais instalações para a Bolívia, além de o Brasil continuar comprando gás do país vizinho. Segundo os mesmos, este comportamento, mostrou "frouxidão" por parte do governo brasileiro, que deveria se preciso fosse, declarar guerra ao vizinho para garantir, o que era "nosso".
É exatamente ai que estes senhores mostram suas falhas graves. Por que será que declarar guerra, se preciso for, para garantir que nossa soberania fosse preservada, estava correto e agora neste caso, uma negativa a um país europeu estaria errado. No caso boliviano nem governo, nem Brasil e nem a Petrobras, saíram com prejuízo, o que mostra que a única motivação para a guerra necessária, não passaria de imperialismo alimentado pela ganância de uns poucos.
Já as críticas ao posicionamento brasileiro no caso Batisti, não passam de críticas vazias para tentar manchar um governo que mesmo no seu encerramento, conseguiu atingir níveis históricos de aprovação popular. Este comportamento da oposição, acaba por de certa forma, colocando em contra ponto, dois grandes pensadores europeus de um lado, Karl Marx (1818-1833) com a frase " A pratica é o critério da verdade". No lado oposto
Friedrich Nietzsche (1844-1900), que tem entre sua celebres frases a seguinte: "Não existem fatos, apenas interpretações".
Esta frase de Nietzche simboliza bem o comportamento da oposição, que atropelam os fato para interpretá-los conforme seus interesses, por mais escusos que estes sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário