domingo, 16 de janeiro de 2011

Polêmica esportiva

Os campeonatos estaduais deram início as emoções do futebol brasileiro em 2011, mas por enquanto o grande assunto do futebol não parece as tradicionais e saudáveis rivalidades entre os clubes, mas sim um acontecimento polêmico que tem se tornado corriqueiro no Brasil. Estou falando das mudanças pelas quais alguns times passaram de uns anos para cá.
Não é uma mudança comum, como alteração de elencos, diretoria, ou patrocinadores, mas sim de cidades. É isso mesmo alguns clubes do interior do Brasil, principalmente de São Paulo, tem mostrado o seu lado cigano e mudado de "mala e cuia" para outras cidades, deixando para trás partee de sua história e sua torcida.
O primeiro time que chamou atenção com essa atitude foi o Grêmio Barueri, que hoje atende pelo nome de Grêmio Prudente, após deixar a cidade da Grande São Paulo e rumar para o interior. Em resposta a este fato, a Prefeitura de Barueri acabou por fechar um acordo com o antigo Campinas Futebol Clube, que pertenceu ao craque Careca. Agora o Campinas também trocou de cidade e de nome e atende pelo nome de Sport Clube Barueri.
Outro exemplo paulista de time itinerante é o Guaratinguetá, quer dizer, agora Americana, uma vez que ele deixou a cidade do primeiro santo brasileiro para representar a cidade do interior paulista. Essa é uma prática que vem se tornando comum no futebol brasileiro, mas ainda assim é muito combatida pela cartolagem. Para mudar, é preciso que o time pague uma taxa à Federação e ela que já custou R$ 300 mil, agora está custando R$ 800 mil e com viés de alta.
Essas mudanças são mais uma influência do esporte norte americano, lá é comum que times dos principais esportes mudem de cidade, os Jazz, que jogam a NBA, nasceram em Nova Orleans, mas hoje são de Salte Lake e representam o estado de Utah, os Grizzlies também já rodaram bastante e foram até de outro país, pois antes de representarem a terra do Elvis Presley, jogavam por Vancouver, no Canadá. o próprio Los Angeles Lakers, nasceu em Mineapolis e ganhou o nome Laker em referência aos lagos de lá.
Não concordo com essas mudanças dos times, assim como não gosto da idéia de time empresa, ou de times terem dono como acontece com vários clubes nos EUA e na Europa, mas como isso parece ser algo irreversível procuro tolerar tais fatos. Entretanto, defendo atitudes mais rigorosas com relação aos times ciganos. Por exemplo, o Grêmio Barueri foi descontinuado e passou a ser o Grêmio Prudente? Ora então que ele começe a caminhada toda no marco zero novamente.
Não é correto que após muito esforço e trabalho um grupo conquiste avanços importantes como aconteceu com o ex-time de Barueri e derrepente essas conquistas "caiam no colo", de outra equipe, que leva o bônus do trabalho para outras cidades.

Um comentário:

  1. Esses times itinerantes deveriam ser banidos do futebol. Simplesmente lamentável que isso acontença. Sorte da primeira divisão brasileira que o tal Gremio Prudente caiu. E caia pra terceira ano que vem, depois pra quarta até a sua total extinção.
    Bem, meu Fluminense estréia no Carioca quinta-feira contra o Bangú. O time que já era forte, ficou mais ainda com a chegada de mais 4 bons reforços, mas acho que só o Cavallieri será titular. Souza, Edinho e Araújo vão completar elenco.
    Os estaduais hoje em dia estão desvalorizados, servem somente como início de temporada mesmo.
    Obrigado por passar lá no meu blog e seguir.
    Estou seguindo também.
    Grande abraço e ótimo domingo.

    ResponderExcluir