quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Censura no futebol

Pois é, ontem acompanhei parte do jogo do Corinthians contra o Barueri, pela Copinha. Fiquei ligado na webrádio Voz do Coritnhians e acabei me deparando com uma notícia preocupante. Durante a transmissão, a equipe da webrádio, ao responder se eles tinham repórter de campo, que escutou se deparou com algo quase surreal para o jornalismo esportivo. A Federação Paulista de Futebol, permite apenas que veículos tradicionais tenham repórter de campo, ou seja, webrádios não tem autorização para isso, apenas jornais, revistas, rádio e televisão.
É estranho ainda vermos medidas deste tipo por um motivo muito simples. Tempos atrás, orquestrados pelos senhores da mídia brasileira a justiça determinou que a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, pois tal exigência feria a liberdade de expressão, um direito garantido pela Constituição de 1988.
É exatamente ai que está o estranho da história, a qualificação específica do profissional não é permitida, pois é taxada como uma forma de censura, mas proibir que webrádios, que se expandem de forma exponencial na comunicação contemporânea, transmitam eventos esportivos, também não seria censura? É hora de a sociedade se mobilizar para regular a comunicação o mais rápido possível, caso contrário casos bizarros como este continuaram a se repetir e os amantes do esporte se verãocada vez mais amarrados a um pequeno grupo de senhores da comunicação que transmitirão o que o povo quer assistir.

Um comentário:

  1. Até entendo que, neste caso, é preciso haver um certo controle de quem entra em campo, porque senão, qualquer site ou blog esportivo vai acabar conseguindo licença para "cobrir" o evento.

    Mas, no caso citado, de uma rádio que tem apoio do clube envolvido, não vejo motivos para tal impedimento. Parece um retrocesso no tempo.

    Mas isso também nem é novidade no futebol, já que tudo parece que para no tempo.

    ResponderExcluir