sábado, 15 de janeiro de 2011

Recordar é viver


São quase cem anos completos de tradições e glórias mil, como diz seu hino, mas de todas elas a mais gloriosa aconteceu 11 anos atrás. Maracanã lotado e milhares de corinthianos espalhados pelo Brasil e pelo mundo ligados na televisão ou no rádio. O motivo era evidente, naquela noite o "Maraca" era o palco da final do primeiro campeonato mundial reconhecido pela FIFA de forma oficial.
O campeonato fazi parte de um projeto da CBF para mostrar a capacidade brasileira para sediar uma Copa do Mundo. Aquele campeonato contou com forças do futebol internacional como Real Madrid e Manchester United, além de Necaxa do México e representantes da Ásia da Oceânia e o Vasco como representante da América do Sul. Seus participantes foram divididos em dois grupos, um em São Paulo com Corinthians e Real Madrid e no outro no Rio tínhamos Vasco e Manchester United.
Os dois primeiros de cada grupo avançavam para as semi-finais e a final foi no Maracanã, no dia 15 de janeiro.
Para a felicidade do futebol tupiniquim, a final envolveu exatamente os dois representantes do nosso futebol. Vasco e Corinthians fizeram uma emocionante partida. Como todo torcedor que se preza tratei logo de dar um jeito de acompanhar este importante jogo, por questões burocráticas, acabei ouvindo a final pela rádio, algo que sempre foi incomum, mas valeu a pena.
O jogo foi tão equilíbrado e emocionante que foi ser decidido nas penalidades. Quase não aguentei ouvir este jogo que parei de acompahar partidas desta forma. Para a felicidade da nação corinthiana, levamos a melhor e fomos os primeiros campeões do mundo com o aval da FIFA. Mesmo tendo um belo time, que venceu quase tudo naqueles anos, a glória não veio por eles. O lance decisivo foi protagonizado pelo Edmundo, que desperdiçou seu penalti e deu ao Timão a faixa de campeão.
Ainda lembro daquela noite como se fosse hoje. Ao ouvir que Edmundo errou sai comemorando pela casa. estava com uma camisa do Timão, que aliás ainda tenho até hoje e como sempre acontece na minha cidade, fui comemorar a conquista na beira da praia. Moro no litoral fluminense e ao chegar a praia, me deparei com uma cena inusitada e inesquecível.
Centenas de flamenguistas devidamente uniformizados, comemoravam também não um título deles ou o do Corinthians, mas a derrota vascaína. Era engraçado ver tantos flamenguistas, muitos deles meus amigos comemorando comigo, mas por motivos tão diversos, entre centenas pelo o que me lembro eu era o único corinthiano uniformizado comemorando nossa conquista.
Talvez, nestes anos todos como corinthiano (desde os 5 anos) essa foi a minha noite inesquecível quando o assunto é o Timão. pode ser que ela empate com a noite da única partida que assisti do timão em um estádio, mas ess história é assunto para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário