sábado, 24 de março de 2012

Que fim levou (8)


Fundada em 1997, a Stewart Grand Prix marcou o retorno do tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart, que juntamente com seu filho Paul comandou a equipe, que durou pouco tempo na categoria. A jornada durou apenas três temporadas e em 2000, chegou ao fim a ideia do tricampeão de ter uma equipe vencedora.
Os primeiros pilotos do time britânico foram Rubens Barrichello e o dinamarquês Magnussen e os motores eram os já não tão fortes Ford Cosworth, com os quais, aliás, Stewart fora bicampeão de pilotos nos anos de 1971 e 1973 pela Tyrrell. O carro de estreia alcançou bons resultados com Rubinho como o quinto lugar no grid de largada na Argentina e na Áustria, além do surpreendente terceiro lugar no Canadá. Entretanto a falta de confiabilidade no motor deixou os pilotos por várias vezes na mão.
 Apresentação da Equipe Stewart com Jackie, Magnussen, Barrichello e Paul Stewart

Na primeira temporada, a equipe marcou seis pontos com Barrichello, que fez ótima corrida sob chuva foram os únicos da equipe. Em 1998, a equipe conquista cinco pontos e encerra sua participação em oitavo lugar.
A temporada de 1999, marca a despedida da equipe Stewart da F1 e foi a que a equipe mostrou maior evolução. Na Áustria, Hungria e Malásia Barrichello chega em quinto. Na Itália o brasileiro fica em quarto e nas corridas de San Marino, França e Europa, alcança o pódio ficando em terceiro. No Canadá, Herbert conquista o quinto lugar, na Malásia termina em quarto e no GP da Europa, Herbert conquista a única vitória da equipe. A Stewart soma 36 pontos e encerra sua participação com o quarto lugar entre os construtores.
Mesmo com os bons resultados do ano, ao final de 1999, Jackie Stewart vende seu time para a Ford, que o rebatiza como Jaguar, que em 2004, foi vendida para a Red Bull, trocando o nome da mesma para Red Bull Racing

Nenhum comentário:

Postar um comentário