domingo, 11 de março de 2012

Que fim levou (4)




                                     Damon Hill correndo pela Arrows em 1996 


A Arrows Grand Prix International foi uma equipe que participou da F1 entre os anos de 1977 e 2002. No período entre 1991 e 1996, ficou conhecida também como Footwork. Em 1977, a equipe foi fundada por Franco Ambrosio, Alan Rees, Jack Oliver Dave Wass e Tony Southgate. O nome da equipe surgiu da junção das iniciais dos sobrenomes de seus fundadores.
Sediada em Milton Keynes, na Inglaterra, a equipe conseguiu montar seu primeiro carro em 53 e já na terceira corrida, no Grande Prêmio do Oeste dos EUA, em Long Beach, a equipe alcançou seus primeiros pontos, com o italiano Riccardo Patrese. Nesta época a equipe corria com os motores Ford/Cosworth, que dominavam o cenário da Fórmula 1. Essa parceria durou até o ano de 1983.
No ano seguinte a equipe passa a utilizar motores BMW e a equipe termina a temporada em 9º lugar entre os construtores. Em 1985, a Arrows melhora e fica em 8º lugar na temporada. Em 1987, os motores BMW dão lugar aos Megatron e ainda assim, a equipe inglesa melhora seu desempenho, fechando o ano em 6º. Em 1988, a equipe inglesa conquista seu melhor resultado terminando o campeonato em 4º lugar.
Em 1991 a equipe passou a se chamar Footwork e contava com motores Porsche, porém os resultados não foram bons a equipe chefgou a correr com os motores Ford. Em 1992, a equipe passou a ter motores Mugen, subsidiária da Honda, manteve o nome Footwork até 1996, quando voltou a ser apenas a Arrows. No período em que correu com este nome, a equipe fez 95 corridas e não venceu nenhuma, conquistou um pódio no GP da Austrália de 1995.
Em 1996, Tom Walkinshaw comprou uma participação na equipe e em setembro daquele ano contratou Damon Hill, que já havia sido campeão mundial pela Willians. Para ser companheiro do inglês, Walkinshaw, contratou o brasileiro Pedro Paulo Diniz. A equipe quase conquistou uma vitória logo na estréia, na Hungria, quando Hill, que largara em 9º liderava a corrida na parte final, mas teve problemas no câmbio e terminou em segundo lugar. Em 1998, a equipe passa a contar com os motores Yamaha.
Em 2000, os motores passam a ser Supertec e os pilotos da equipe são Pedro de la Rosa e Jos Verstapen.Em 2001 acontece a mudança para os motores V10 e isso acaba prejudicando a Arrows, que correu com motores fornecidos pela Asiatech. De la Rosa e Verstapen continuam na equipe e Walkinshaw ainda contrata o jovem brasileiro Enrique Bernoldi. Naquele ano, apenas Verstapen, na Áustria, marca pontos para a equipe.
Os anos de 2002 e 2003 são trágicos para a Arrows e a equipe. No primeiro ano ela teve uma temporada sofrível e no segundo, acabou sem dinheiro para correr toda a temporada. Um consórcio liderado por Charles Nickerson comprou o patrimônio da equipe assim como já havia feito com o espólio da Prost. Seu objetivo era claro: Entrar para a Fórmula 1, porém seu projeto foi barrado pela FIA e a equipe faliu no início daquele ano mesmo
Todo o espólio da equipe foi comprado por Paul Stodart, e depois repassados à equipe Minardi como um potencial substituto para o chassis de sua própria equipe. A equipe Super Aguri comprou os carros de 2002 e utilizou como os SA05 durante as primeiras corridas da temporada de 2006 – eles também ficaram baseados na antiga fábrica da Arrows.
A Super Aguri, figurou durante poucos anos na Fórmula 1 e com a saída da Honda, a equipe seguiu o mesmo caminho que sua mentora deixando a categoria. Em sua história, a Arrows estabeleceu um recorde nada invejável de 368 corridas sem vitórias. Ela conquistou apenas alguns pódios, uma pole-position.

Nenhum comentário:

Postar um comentário