quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta Aberta à Mano Menezes

Depois de um pequeno intervalo de um mês, devido a problrmas de agenda a sessão Carta Aberta está de volta ao Blog e desta vez seu destinatário é um personagem que já havia "recebido" uma Carta Aberta tempos atrás. Trata-se de Mano Menezes, que quando da sua nomeação como técnico da seleção após a eliminação do Brasil na Copa da África do Sul, teve uma carta endereçada a ele, onde este Observador, lhe desejava sorte na nova empreitada.
O tempo passou e a seleção vem aos trancos e barrancos se construíndo para a Copa de 2014 e para isso é fundamental um bom desempenho em Londres, nos Jogos Olímpicos que se aproximam. Sempre respeitei o Mano e acho que sua chegada a Seleção era um cmainho natural. Entretanto, os altos e baixos da equipe, parecem começar a apontar para outra direção. A convocação para o torneio olímpico, é a primeira decisão do técnico que me assustou.
Neste caso, o susto tem nome e se chama Ronaldinho Gaúcho. Não vejo o jogador como alguém que mereça vaga na equipe que irá para a Inglaterra. Faz tempos que o atleta do Flamengo, não vem jogando uma bola compatível com o nível da seleção e por isso discordo de sua convocação. Ao mesmo tempo, temos para a mesma posição dois nomes se destacando em competições de alto nível, que foram preteridos por Mano. 
Falo de Kaká e Robinho. Os dois tem feito boas apresentações por suas equipes - claro que já foram melhores do estão, mas isso serve também para o Gaúcho - e no comparativo com o atleta rubro-negro, é evidente que ambos estão em melhor fase. Por isso era mais esperada a convocação deles e não de Ronaldinho.
O meia do Flamengo é o único senão que vejo na lista de jogadores fora da idade olímpica, apresentada por Mano. Thiago Silva vem jogando muito já faz algum tempo e para mim é hoje, ao lado de Puyol o melhor zagueiro do mundo, quanto a Elias, gosto dele desde os tempos de Corinthians e acho que ele só não tem maior visibilidade por estar em um time que não atravessa uma boa fase.
Porém o R10 na lista dos olímpicos é algo incompreensível para mim. Faz tempos que ele não é o mesmo e nem vem jogando uma bola redonda como poderia. Prova disso, são as vaias recebidas no jogo contra o Emelec, no Engenhão pela Libertadores e o comportamento estranho no último Fla-Flu, que lhe rendeu uma expulsão corretíssima em dois lances infantis. Por isso não o vejo como sendo merecedor da amarelinha.
Sei que alguns desses nomes não estarão em Londres em julho para buscar a tão sonhada medalha de ouro para o Brasil, espero que R10 seja um desses nomes, barrados no baile, a não ser que volte a jogar de forma a empolgar a torcida. Caso isso não ocorra, acho que mais uma vez ficaremos a ver navios na terra da rainha, inclusive correndo o risco de ver a Nação Corinthiana, comemorar uma Libertadores, antes da Nação Brasileira explodir de alegria por essa tão sonhada medalha de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário