sábado, 4 de abril de 2015

Lautréamont: Pouco conhecido, mas subversivo

Famoso poeta franco uruguaio, Isidore Lucien Ducasse, mais conhecido como Conde de Lautréamont, nasceu em 4 de abril de 1846. Autor de Cantos de Maldoror teve como admirador o escritor francês André Breton, que o considerava um dos precursores do movimento surrealista.

Apesar disso, Lautréamont é um poeta pouco conhecido e são poucas as informações sobre sua vida. Em 1859, mudou-se para a França, onde concluiu seus estudos e fixou residência. Entre as poucas informações sobre o poeta, está o fato de falar e escrever fluentemente tanto o francês, idioma no qual aparece boa parte de suas obras, como também o espanhol.

Acredita-se que seu pseudônimo “Lautréamont” tenha sido inspirado no nome de um romance de Eugène Sue, chamado “Latréaumont” – percebesse uma pequena diferença na grafia da palavra. Quanto ao “título” de Conde, acredita-se ser uma referência ao Marquês de Sade, ou uma maneira de destacar-se da burguesia, entretanto, não há provas que validem nenhuma dessas duas teses.

Lautréamont faleceu aos 24 anos, no dia 24 de novembro de 1870, não há informações sobre a causa da morte.

Seu poema mais famoso, “Os Cantos de Maldoror” formado por sessenta estrofes é considerado uma obra seminal no campo da literatura fantástica, que ainda hoje escape de qualquer classificação.

Para os críticos e o público, sua obra sempre foi polêmica e por isso, era elogiada por muitos, mas criticada por tantos outros. Entre seus defensores, aparece André Breton, que o considerava uma “revelação total que parece exceder as possibilidades humanas”.

Para Léon Bloy, Lautréamont era um louco, “uma ruína humana completa”. Apesar disso, o autor foi se transformando em uma referência, principalmente para os apreciadores do gênero mais subversivo da literatura.

Suas obras mais famosas são:

Les chants de Maldoror (Os Cantos do Maldoror) - O primeiro canto sai anônimo em 1868. Esse mesmo canto seria publicado, novamente, em 1869, na Antologia "Parfum's de l'Âme", também sem identificação de autor. Em 23 de outubro de 1869 é anunciada a publicação de Cantos de Maldoror (I, II, III, IV, V e VI) pelo Conde de Lautréamont, mas os livros foram retirados da venda pelo editor; somente em 1874 o volume chegaria às livrarias.

Poesias - São textos em prosa de natureza ensaística publicados em 1870, ano da morte de Lautréamont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário