segunda-feira, 30 de março de 2015

Jordan: Paixão pelas pistas


Também conhecido como “EJ”, Edmund Patrick “Eddie Jordan”, nasceu em 30 de março de 1948, em Dublin. É um empresário e fudador da extinda Jordan Grand Prix, que disputou a Fórmula 1 entre os anos de 1991 e 2005. Atualmente atua como comentarista de F1 para a BBC.

Em 1971, passou a disputar o Campeonato Irlandês de Kart e no mesmo ano foi o campeão. Em 1974, ingressou na Fórula Ford, também disputou as categorias Fórmula Atlantic e Fórmula 3. Em 1979, fundou a Eddie Jordan Racing passando a competir com ela em todo o Reino Unido. Em 1991, criou a Jordan Grand Prix.

No ano de 2005, após um processo de ostracismo vivido pela equipe, devido ao fim da parceria com a Honda-Mugen, Eddie vendeu sua equipe para Alex Shnaider e a Jordan passou a ser a Midland, que estreou em 2006.

Em 2009, Eddie passou a atuar como comentarista de Fórmula 1 na BBC, ao lado do ex piloto de Fórmula 1 David Coulthard. Enttre os pilotos que se destacaram na principal categoria do automobilismo e que correram pela equipe Jordan, estão Jean Alesi, Rubens Barichello, Thierry Boutsen, Giancarlo Fisichella, Heinz Harald Frrentzen, Johnny Herbert, Eddie Irvine, Roberto Moreno, Ralf Schumacher, Jarno Trulli e Michael Schumacher, que estreou na F1, correndo pela equipe, Damon Hill.

A equipe Jordan, sempre esteve entre as tradicionais equipes médias da categoria, que como a lista citada a cima mostra, atraiu bons pilotos, mesmo não tendo sido campeã mundial em nenhuma das temporadas que disputou.

Após sua extinção, com a venda e a mudança do nome para Midland, a equipe continuou decadente e já no ano seguinte, trocou novamente de nome, após mais uma venda. Em 2007, ela passou a ser a Spyker F1 e em seguida foi novante vendida, desta vez para um milionário indiano, que a nomeou como Force India.


Nenhum comentário:

Postar um comentário