quarta-feira, 4 de março de 2015

4 de março, o começo do fim

A edição do London Evening Standard, tradicional jornal londrino focado no cenário cultural da cidade, no dia 4 de março de 1966, trouxe uma entrevista bombástica que entrou para a história do jornalismo.

Maureen Cleave, que já entrevistou grandes nomes da música mundial, havia entrevistado John Lennon e nesta entrevista o líder dos Beatles, afirmara que os garotos de Liverpool, eram mais populares do que Jesus Cristo. Evidentemente, a entrevista repercutiu no mundo todo e como era de se esperar, não foi bem aceita no sul dos Estados Unidos.

A notícia afirmava que naquele ano, os Beatles eram as figuras mais famosas do mundo de língua inglesa, a banda era tão famosa quanto a Rainha. Depois que a notícia ganhou o mundo, Lennon foi obrigado a se retratar e isso, foi algo que ele nunca esqueceu ou perdoou. Era o começo do fim dos Beatles, que nunca mais se apresentaram em público.

Segundo o também jornalista Bob Spitz, que escreveu uma biografia sobre a banda, Lennon admitiu que a canção Norwegian Wood, teria sido feita para a jornalista Maureen Cleave. A jornalista nunca confirmou tal informação e o compositor alegou que não conseguia se lembrar quem o havia inspirado para compor a canção.

Anos mais tarde, a entrevista de Maureen Cleave, foi publicada no Livro “O GrandeLivro do Jornalismo”, que reuniu 55 grandes matérias e reportagens de jornalistas e escritores que marcaram seus nomes na história do chamado jornalismo literário. O livro foi editado por Jon E. Lewis e publicado no Brasil pela José Olympio Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário