segunda-feira, 27 de abril de 2015

Edward Murrow: revolucionando o rádio jornalismo

Um dos principais nomes do jornalismo estadunidense, Edward Murrow, nasceu em 25 de abril de 1908. Ganhou destaque com uma série de transmissões radiofônicas de notícias durante a Segunda Guerra Mundial, que foram acompanhadas por milhões de ouvintes nos Estados Unidos e no Canadá. Foi um destacado correspondente de guerra, admirado por sua integridade e honestidade no exercício da profissão.

Pioneiro da televisão, Murrow produziu uma série de reportagens televisivas, que sofreram censura por parte do senador Joseph McCarthy. Essa série de reportagens levou a decadência do senador e a reversão de parte das perseguições políticas que o Macarthismo provocou. O filme Boa Noite e Boa Sorte retrata, tanto Murrow, como também este conturbado período da história dos Estados Unidos.

Edward Murrow começou a ganhar destaque internacional, em 1938, quando em março, Adolf Hitler anexou a Áustria. Murrow estava na Polônia, organizando a transmissão da apresentação de coros infantis e foi informado do ocorrido e passou a cobrir os fatos. Chegou a voar de Varsóvia, na Polônia, para Viena na Áustria, para realizar uma cobertura mais ampla dos fatos.

Atendendo um pedido da CBS New York, onde trabalhava Murrow montou uma central de notícias sobre a anexação da Áustria pelos nazistas e a reação a isso. Em 13 de março, o especial entrou no ar com notícias vindo não apenas da Áustria, mas também da Inglaterra, Estados Unidos e França, repercutindo a reação a esta invasão.

Essa transmissão foi considerada revolucionária para a época e serviu de base para, a série de notícias, que a CBS criou logo depois dessa transmissão e que vem mantendo até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário