segunda-feira, 13 de abril de 2015

Michael Herr, o contador de histórias

Nascido em Nova Iorque, em 13 de abril de 1940, Michael Herr, é um escritor e jornalista ex-correspondente de guerra que cobriu a guerra do Vietnã para a revista Esquire, onde trabalhou entre os anos de 1967 e 1969. A partir da cobertura da guerra, Herr escreveu o livro de memórias Despachos, onde relata o que viveu no sudoeste asiático.


A reportagem que originou o livro foi anos depois, publicada no “O Grande Livro do Jornalismo”. O livro Despachos foi classificado pelo A Book Review do The New York Times. O romancista John le Carré, chamou a obra de Herr de “o melhor livro que já li sobre homens e guerra do nosso tempo”. Tempos depois Herr foi creditado como um dos pioneiros do gênero literário do romance de não ficção, juntamente com autores como Truman Capote, Norman Mailer e Tom Wolfe.


Além da obra jornalística e literária, Michael Herr é coautor do roteiro do filme Nascido para matar, juntamente com seu amigo Stanley Kubrick. Esse filme foi baseado no romance The Short-Timers de Gustav Hasford. O roteiro foi indicado ao Oscar. Herr colaborou ainda, com a narração de Francis Ford Coppola em Apocalypse Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário