domingo, 26 de abril de 2015

Pensando a relação entre comunicação e sociedade

Domique Wolton nasceu em Douala, Camarões em 26 de abril de 1947, tem a nacionalidade francesa e atua como pesquisador na área de Ciências da Comunicação. Licenciado em Direito e pós-graduado em estudos políticos, Doutor em sociologia é especialista em mídia, espaço público, a comunicação política e as relações entre ciência tecnologia e sociedade.

Autor de trinta livros traduzidos para vinte idiomas e também de vários artigos sobre o tema, Dominque Wolton, tem ampla participação em programas de televisão, ao lado de nomes como Raymond Aron e Jean-Marie Lustiger. Suas pesquisas têm contribuído na questão do direito à comunicação e à democracia, em detrimento das questões técnicas e ou econômicas.

Em 1988, fundou a revista internacional Hermes, ligada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica CNRS, do qual também é diretor. A revista é dedicada ao estudo interdisciplinar de comunicação nas suas relações com os indivíduos, técnicas, culturas e sociedades.

Em 35 anos de pesquisa, Dominique Wolton vem explorando dez grandes temas: o individual e do casal; trabalho; mídia; espaço público e comunicação política; Informação e jornalismo; Internet; Europa; diversidade cultural e globalização; relatórios de ciência-tecnologia-empresa; conhecimento e comunicação.

Wolton tem trabalhado muito, questões relacionadas a mídia, a internet, a Europa e a comunicação política, além das consequências da globalização da informação e da comunicação. Para ele, informação e comunicação são um dos principais problemas políticos do século XXI. Em seu livro “A informação é não comunicar”, publicado em 2009, ele popularizou o termo “falha de comunicação”.

Em seu livro “Pensando a Comunicação” publicado em 1997, Dominique resume e explica três hipóteses levantadas através de sua pesquisa sobre comunicação empresarial.

A comunicação é uma característica essencial da modernidade. Se a comunicação se tornou tão popular em nossa sociedade é que é tanto uma necessidade básica como uma condição de modernização. Para Wolton, a comunicação é o que define o ser humano, permitindo que eles se expressem, estabelecendo contato uns com os outros.

Wolton defende ainda que a comunicação reflete dois grandes movimentos contraditórios, pois ao mesmo tempo em que atua em favor da liberdade individual e em favor da igualdade, ela desempenha um papel funcional na criação e organização de ligações entre as grandes massas da economia mundial. Wolton destaca ainda em suas pesquisas o papel desempenhado pela recepção em todas as questões levantadas pela comunicação.

Em 2000, Dominique Wolton recebeu o Prêmio Georges Pompidou e o Prêmio Livro France Télévisions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário