domingo, 12 de abril de 2015

Jornalismo e adrenalina

Jon Krakauer é um experiente jornalista estadunidense, nascido em 12 de abril de 1954, em Brookline, Massachusetts e que se criou em Corvallis, no Oregon. Durante a juventude, Krakauer jogou tênis e em 1976, se formou em Estudos Ambientais pelo Hampshire College. Krakauer é um grande admirador de TrumanCapote e o trabalho deste acaba exercendo forte influencia nos escritos de Krakauer.

Em 1980, Krakauer casou-se com 1980 e três anos depois passa a trabalhar como escritor, passando a viver em Seatle, no estado de Washington. Ganhou popularidade escrevendo para a revista Outsider, da qual também é editor. Também colabora com revistas como National Geografic e a GEO. Venceu o prêmio do Clube Alpino Americano de literatura sobre montanhismo e foi finalista do National Magazine Award.

Em 1996, Krakauer, foi ao Everest fazer uma reportagem sobre a popularidade  das subidas com guia à montanha. Conseguiu mais matéria do que esperava, ao presenciar uma forte tempestade que atingiu a região, que causou estragos aos montanhistas deixando muitos deles isolados, como o neozelandês Rob Hall. O relato desta experiência foi publicado anos depois no livro O Grande Livro do Jornalismo e virou o livro No Ar Rarefeito, publicado em 1998.

Em 1999, Krakauer ganhou o prêmio da American Academy Of Arts Letters, pelo conjunto da obra jornalística.

No início do livro, Na Natureza Selvagem, ele diz “Não tenho pretensão de ser um biografo imparcial. A estranha história de McCandless tocou-me pessoalmente de tal forma que tornou impossível um relato desapaixonado da tragédia. Na maior parte do livro tentei – creio que, em larga medida, com sucesso – minimizar a presença do autor”.

Escrevendo desta forma, o escritor constrói, com momentos de narrativa em primeira pessoa, suas crenças e impressões sobre determinados fatos e paralelos deste com sua vida, aproximando de maneira muito firme o autor, o leitor e os personagens.

A experiência, foi traumática para Krakauer, que depois de superá-lo, escreveu um relato detalhado onde procura analisar os motivos que provocaram o fracasso e a tragédia naquela expedição. Além de ganhar a literatura, a história ganhou também às telas do cinema, com o filme Na Natureza Selvagem.

Krakauer pesquisou a vida de Christopher McCandless, que abandonou tudo para viver uma aventura que se mostrou sem volta. Com o pseudônimo “Alexander Supertramp”, começa sua viagem no oeste estadunidense e é encontrado morto no Alasca. O artigo é publicado na revista Outsider e depois vira livro. O livro também vira filme e ganha o Globo de Ouro, além de uma indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante para Hal Holbrook e melhor montagem.

Krakauer escreveu ainda os livros Sobre Homens e Montanhas, publicados em 1999, uma coletânea de artigos que analisa as razões que levam as pessoas a se lançarem em busca da aventura e do desconhecido, sem medo da morte.

Escreveu também o livro Pela Bandeira do Paraíso, onde relata a história de dois irmãos que pertenciam a uma seita religiosa e que mataram uma mulher e uma jovem de 15 anos, que eram da mesma família. Segundo os assassinos, eles teriam recebido ordens de Deus para cometer o crime. Neste livro Krakauer tenta mostrar que o fundamentalismo religioso é tão perigoso quanto o terrorismo e como é perigoso se achar dono de uma verdade absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário