terça-feira, 28 de abril de 2015

Dona Torr marxista e feminista

Importante historiadora marxista, Dona Ruth Torr, nasceu na Inglaterra em 28 de abril de 1883, que influenciou diversos historiadores ligados ao Partido Comunista. Ganhou destaque como tradutora de importantes obras do marxismo e escreveu ainda a biografia não acabada do ativista trabalhista Ton Mann “Tom Mann e suas Épocas”.

Oriunda de uma família da aristocracia britânica, que se formou antes da Primeira Guerra Mundial e trabalhou como bibliotecária no Daily Herald, onde conheceu Walter Homes, que anos depois se tornou seu marido. Como militante do Partido Comunista Britânico, atuou no auxílio a diversas obras e publicações do mesmo.

Atuou na Greve Geral de 1926 em Londres e viajou para Moscou como tradutora para o V Congresso da Internacional Comunista, que tinha como idioma oficial, o alemão, que ela dominava. Atuava também no Instituto Marx-Engels, onde traduzia para o inglês, as obras do instituto.

Torr atuou de forma dedicada, na editora do partido, que publicou obras também sobre a Revolução Inglesa de 1640, no ano do tri centenário da mesma. Em 1936, Torr passa a promover estudo histórico dentro do Partido Comunista e paralelamente incia a biografia sobre Tom Mann.

A partir de seu trabalho no partido, Dona Torr passa a ter papel ativo na formação de novos historiadores, com os quais desenvolveu trabalhos que promoviam o uso da análise marxista no campo da “História do Trabalho”. Além de uma compreensão sofisticada do marxismo-leninismo, ela não demonstrava a adoção de metodologias originais.

Mesmo não tendo uma atuação original nas questões metodológicas entre os pesquisadores, Dona Torr, ganhou destaque importante entre os pensadores marxistas, justamente por sua vasta obra relacionada ao pensamento originado em Marx. Sua obra também se destaca nas questões referentes ao feminismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário