domingo, 10 de maio de 2015

Três anos sem Carroll Shelby



Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Hall Shelby, foi uma das figuras mais marcantes da história do automobilismo mundial. Filho de Warren Shelby e Eloise Lawrence, Carroll, ainda na infância mudou-se de Pittsburg para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Alistou-se nas Forças Armadas e combateu na Segunda Guerra Mundial e serviu como instrutor de voo e piloto de testes.

Ainda durante a guerra, casou-se e teve seu primeiro filho. Saiu das Forças Armadas como 2o Tenente e começou a trabalhar com uma pequena frota de caminhões, entrando tempos depois no ramo do petróleo. Passou também a competir no automobilismo, estreou no mundo das corridas, a bordo de um Ford 1932 e depois guiou um MG TC.

Em 1959, Shelby vence as 24 horas de Le Mans, pilotando um Aston Martin. Em 1962, passa a correr com o Cobra, cuja versão mais potente e famosa entrou para a história como o lendário Shelby Cobra, que inclusive participou de vários filmes de ação e aventura em Hollywood.

Carroll ganhou fama como preparador de carros para corridas e tem sua imagem muito ligada a montadora Ford, para a qual desenvolveu o mítico Shelby Mustang. Empresário e criador da marca Shelby, chegou a ter uma equipe de corridas.

Sua empresa, a Carroll Shelby International firmou acordo com gigantes como a Ford Motor Company, a Matel, a Sony e a Eletronic Arts, sua companhia de automóveis, é prospero no setor de auto peças e ainda desenvolve muscle cars famosos como o Shelby GT 500 Super Sanke, o Shelby GT 350 e o Shelby GTS. A empresa ainda fabrica séries limitadas do Shelby 289 “Street” 1960, o 289 FIA, o 427 S/C e Daytona Coupe Cobra. Carroll Shelby faleceu em 10 de maio de 2012, aos 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário