segunda-feira, 25 de maio de 2015

A mente brilhante permanece viva

No último sábado 23, um dos maiores pensadores estadunidenses contemporâneos faleceu, vítima de um acidente de trânsito. John Forbes Nash Jr., estava acompanhado de sua esposa, quando sofreu um acidente em um táxi na cidade de Nova Jérsei. Nash tinha 86 anos e sua esposa Alicia, que também faleceu, tinha 82.

Matemático de destaque, John Nash nasceu na cidade de Bluefield, no dia 13 de 1928, que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. Atuou como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton. Em 1994, dividiu o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas com Reinhard Selten e John Harsanyi.

Teve sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Oscars, dos oito em que fora indicado. O filme baseou-se no livro biográfico de mesmo nome, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.

Filho de um engenheiro eletricista e uma professora de inglês, Nash era na infância leitor assíduo da revistas Time e Life e da Enciclopédia Compton. Chegou a trabalhar em um jornal diário, o Bluefield Daily Telegraph. Com 12 anos começa a realizar algumas experiências científicas em seu quarto, já deixando transparecer uma característica que o marcou por boa parte de sua vida: o gosto pela solidão.

Nash passou a relacionar sua rejeição social com piadas e superioridade intelectual, acreditando que danças e esportes era uma distração em relação a seus estudos e experimentos. Em sua autobiografia, Nash aponta que o livro Homens da Matemática, de Eric Temple Bell, em especial o ensaio sobre Pierre de Fermat, despertou seu interesse pela área. 

John fez o ensino secundário no Colégio de Bluefiled e mais tarde frequentou a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburg, na Pensilvânia, onde estou engenharia química, antes de mudar para matemática. Em 1948, recebe conjuntamente seu bacharelado e seu mestrado, no Instituto Carnegie.

Após se formar, Nash passa a trabalhar em White Oak, em Maryland, onde atuou em um projeto da Marinha dos Estados Unidos, dirigido por Clifford Truesdell. Depois deste período, ingressa na Universidade de Princeton, para onde fora convidado pelo então presidente do departamento de matemática Solomon Lefschetz. Nash também fora aceito em Harvard, mas acabou convencido de que Princeton o valorizava mais.

Em Princeton, desenvolveu a teoria do Equilíbrio de Nash e obteve doutorado em 1950, com uma tese sobre os jogos não cooperativos, escrita sob a supervisão de Albert Willian Tucker, continha definições e propriedades daquilo que mais tarde ficou conhecido como Equilíbrio de Nash. Estes estudos resultaram em três artigos: “Pontos de Equilíbrio em Jogos de N-Pessoas”, “O Problema da Barganha” e “Jogos Cooperativos de Duas Pessoas”.

Desenvolveu trabalhos importantes na geometria algébrica e na matemática pura, como o Teorema do Encaixe de Nash. Em 1951, vai para o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), onde trabalha como instrutor de matemática. Lá conhece a jovem Alicia López-Lardé de Harrison, nascida em El Salvador que estudava física, no MIT. Nash e Alicia se casam em 1957. Dois anos depois Alicia o envia para um hospital psiquiátrico, para se tratar da esquizofrenia. John Charles Martin Nash, filho do casal, nasce pouco tempo depois que o pai é internado.

Em 1963, Nash e Alicia se divorciaram, mas sete anos depois da separação, voltam a morar juntos em uma relação baseada apenas no companheirismo. Após Nash ganhar o Nobel em 1994, ele e Alicia retomam o relacionamento e se casam novamente em 1 de junho de 2001. Com o passar do tempo, ele começa a apresentar melhoras em relação a esquizofrenia.

Em 1978, Nash ganhou o Prêmio Teoria John Von Neumann, por conta do trabalho que resultou no Equilíbrio de Nash. Pelo mesmo trabalho, recebeu em 1999 o Prêmio Leroy P. Steele.  Nash também foi o criador de dois jogos populares. Em 1942, ele desenvolveu o Hex e em 1950, criou o So Long Sucker, com Melvin Hausner e Lloyd Shapley. Em 2010, John Nash esteve presente na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), durante o II Encontro da Sociedade Brasileira de Teoria dos Jogos em comemoração aos 60 anos da Teoria do Equilíbrio de Nash. John Nash deixa sua trajetória e sua mente brilhante como motivação para novos pensadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário