quarta-feira, 22 de abril de 2015

Giorgio Agamben – Intelectual multifacetado




Autor de obras que tratam desde a estética, até a política, Giorgio Agamben é um filosofo muito conhecido por seus trabalhos referentes aos conceitos de Estado e exceção e o homo sacer.

Nascido em Roma no dia 22 de abril de 1942, formou-se em direito em 1965, defendendo uma tese onde falava sobre o pensamento politico de Simone Weil, participou de seminários promovidos por Martin Heidegger, no fim dos anos 60.

Em 1974, mudou-se para Paris, onde lecionou na Universidade de Rennes 2 – HauteBretagne. No ano seguinte trabalhou em Londres. Entre os anos de 1986 e 1993, dirigiu o Collège International de Philosophie em Paris. Nos anos de 1988 e 2003, lecionou nas universidades de Macerata e Verona. Ainda em 2003, passou a lecionar estética e filosofia no Instituto Universitário de Arquitetura (IUAV), de Veneza, onde permaneceu por seis anos.

A partir de 2009, decidiu abandonar a atividade de ensino nas universidades italianas. Atualmente dirige a coleção “Quarta Prosa”, da editora Neri Pozza, na Università IUAV em Veneza. A sua produção se concentra nas relações entre a filosofia, a literatura, a poesia e principalmente a política.  

Agamben, também chegou a lecionar em universidades estadunidenses como Berkeley, a Northwestern Univerity em Evanston e a New York Univerity, como professor visitante, porém deixou de dar aulas naquele país, quando decidiu não mais entrar nos Estados Unidos, em protesto contra a política de segurança do governo Bush. Ele também chegou a lecionar na Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, na Alemanha.

Giorgio Agamben, também é o responsável pelas edições em italiano das obras de Walter Benjamin. Entre as publicações principais, destacam-se Bartleby, la formula dela creazione (1993), uma analise da figura de um escrivão que deixa de escrever – preferia não -, que é quase reflexão indireta sobre o seu próprio método de escritor e filósofo.

Outra obra de Agamben, que se destaca é o projeto no qual se dedica, desde os anos 90 e que trata de uma figura singular do antigo direito romano: o Homo Sacer – Homem Sagrado -. A primeira parte deste estudo, Homo sacer: Il potere sovrano e la nuda vita, foi publicado em 1995 e é um estudo que leva Agamben, ao reconhecimento internacional.


Em 2006. Agamben, é laureado com o Prix Européen de I´Essai Charles Veillon. Há tempos, Giorgio Agamben vem construindo uma obra extensa que visa dar conta, entre outras coisas, aos desafios próprios à ação política na contemporaneidade. Também é autor juntamente com Deleuze, de trabalhos sobre teoria literária e filosofia, sua contribuição para o pensamento politico tem-se revelado muito significativa, principalmente no âmbito da reflexão biopolítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário