sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Penske, sinônimo de velocidade



Nascido em 20 de fevereiro de 1937, na cidade de Shaker Heights, Ohio, nos Estados Unidos, é um dos principais nomes do automobilismo estadunidense. Dono do Team Penske, sediada na cidade de Mooresville, na Carolina do Norte, que compete nas principais categorias do automobilismo dos Estados Unidos, Indy Race League e NASCAR. O Team Penske é parte da PenskeCorporation, juntamente com a Penske Automotive, Penske Truck Leasing, PenskeMotor Group, Penske Logístics, VM Motori, Truck-Lite, QEK Global Solutions e Davco.  

Além destas categorias, a Penske já participou da ChampCar, American Le Mans Series (ALMS) e as 24 Horas de Le Mans, além da F1, onde competiu entre os anos de 1971 e 1976. A equipe foi criada em 1968, após uma carreira de piloto que colocou Roger, como um dos mais vitoriosos pilotos dos Estados Unidos. Neste ano, a equipe estreou na Fórmula Indy, com o piloto Mark Donohue, se destacando no campeonato.

Um ano depois de sua criação, a Penske conquista sua primeira vitória nas 500 milhas de Indianápolis. De lá pra cá, foram mais 12 conquistas da corrida mais famosa da América do Norte. Grandes pilotos competiram pela equipe. Entre eles, nomes como Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran, Rick Mears, a família Unser – Bobby, Al e Al Jr. – Atualmente correm pela Penske os pilotos Héli Castro Neves, Will Power e Ryan Briscoe.

Em 1971, a Penske entra na Fórmula 1 disputando duas provas: O GP do Canadá em Mosport Park e o GP dos EUA Watkins Glen, utilizando chassis McLaren M16 de Indy Car, adaptados para o regulamento da FIA. No GP do Canadá, Mark Donohue conquistou o surpreendente terceiro lugar. Nos EUA, Donohue não pode competir, devido a uma prova da Indy, que coincidia com a data da corrida.

Em 1975, com chassi próprio e motores Ford, a Penske se inscreveu para sua primeira temporada completa. A Penske conquistou apenas dois pontos no ano de estreia e ficou em décimo segundo lugar no Mundial de Construtores daquele ano. Naquele ano, a equipe fica marcada pela morte de Mark Donohue, durante o GP da Áustria. Um ano depois do acidente, John Watson, conquista a primeira no mesmo circuito de Östrreichring, que depois foi batizado como A1 Ring e atualmente recebe a etapa austríaca da F1 com o nome de Red Bull Racing.

Depois da morte de Heinz Hofer, sócio de Penske na F1, Roger decide se retirar da categoria, alegando questões financeiras, mesmo depois de uma boa temporada com 20 pontos conquistados.

Correndo com o nome de Penske Racing South, a Penske estreia na NASCAR em 1972 no Riverside International Raceway. Em seus primeiros anos na categoria, integraram a equipe Mark Donohue, Marcis Dave, Donnie Allison e Bobby Allison. Com Bobby, a Penske disputa sua primeira temporada completa em 1976 terminando em quarto na classificação geral. Em 1980, a equipe disputou apenas duas corridas com Rusty Wallace, terminando em segundo em sua primeira corrida, em Atlanta.

Em 1991, depois de 11 anos de ausência, a Penske retorna para a Indy. Em 1993, a equipe conquista o vice-campeonato. Em 2008, a Penske conquista pela primeira vez a tradicional corrida Daytona 500, com Ryan Newman.

Atualmente, a Team Penske compete na divisão principal, a Sprint Cup com os pilotos Joey Logano, pilotando um Shell/Pennzoil Ford Fusion #22 e Brad Kaselowski, com um Miller Lite Ford Fusion #2.

Também disputa a Nationwide Series com os pilotos Brad Kaselowski, A. J. Allmendinger, Joey Logano e Ryan Blaney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário