sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

John Steinbeck, relatando a realidade social

Um dos grandes nomes da literatura estadunidense, autor de clássicos como A Leste do Éden e As Vinhas da Ira, John Ernst Steinbeck Júnior, nasceu em 27 de fevereiro de 1902, na cidade de Salinas, na Califórnia. Na infância, por influência dos pais, lia autores como Dostoiéviski, Milton, Flaubert e George Eliot. Foi membro da Ordem DeMolay.

Em 1919, concluiu o curso secundário no Salinas High School e em 1920 ingressou na Universidade de Stanford. Para bancar seus estudos, trabalhou em diversas profissões. Em 1929, começa a trabalhar no jornal American de Nova York e passa a buscar na cidade, um editor para seus livros ainda não escritos.

No mesmo ano publica A Taça de Ouro, biografia romanceada do bucaneiro Henry Morgan, mostrando seu estilo alegórico que marcou sua obra. Em 1932, publicou o livro Pastagens do Céu e em 1939, escreveu o livro A Um Deus Desconhecido. Estes primeiros livros não lhe asseguram a profissionalização, que só vem em 1935.

Neste ano ganha prestígio com a obra Boêmia Errantes, que lhe rendeu a medalha de ouro do Commonwealth Club de São Francisco como o melhor livro do ano na Califórnia. Entre os anos de 1936 e 1938, Steinbeck publica os livros Luta Incerta (1936), que descreve uma greve de trabalhadores agrícolas na Califórnia.

No mesmo ano, trabalhando para o jornal San Francisco News, escreve a reportagem Morte na Poeira, publicada pelo jornal em 21 de outubro daquele ano, mostrando a realidade de exploração vivida por migrantes Okies na Califórnia, que vinham do leste para trabalhar nos campos daquele estado.

Ratos e Homens em 1937, que conta as complexas relações entre dois trabalhadores migrantes, que posteriormente vira peça para o teatro e também filme. Em 1939, escreve sua obra prima As Vinhas da Ira. No livro, essa realidade é retratada, através da vida da família Joad, Esse drama lhe rendeu o prêmio Pulitzer e virou filme em 1940.

A obra de Steinbeck inclui ainda Caravana de Destinos (1944), A Pérola (1945/47), O Destino Viaja de Ônibus (1947), Doce Quinta-feira (1954), O Inverno de Nossa Desesperança (1961) e Viagens com Charley (1962).

Steinbeck teve 17 de suas obras adaptadas para o cinema por Hollywood e alcançou também grande sucesso como escritor para filmes, tendo sido indicado em 1944 ao Oscar de melhor história (categoria substituída em 1957 por Melhor Roteiro Original), pelo filme Um Banco e Nove Destinos de Alfred Hitchcock.

John Steinbeck ganhou o Nobel de Literatura de 1962, por seus escritos realistas e imaginativos, combinando-os com humor simpático e percepção social afiada. Em 20 de dezembro de 1968, ele faleceu em Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário