terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prêmio Fanfarrão do Ano 2013

 
 
STJD vira a mesa e mostra que a justiça tem lado (Imagem http://img.r7.com/images/2013/12/16/5cgammz93a_3sq9u81tus_file.jpg)
 
Pois é, a premiação instituída em 2009, quando o senhor Ricardo Teixeira, então presidente da CBF inaugurou a galeria de agraciados, está mais uma vez ai. E novamente a premiação vai para o campo esportivo, mais precisamente o futebol outra vez. Assim como já ocorreu em outros anos o prêmio de 2013 é coletivo e dessa vez vai para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que esta semana ressuscitou a nefasta prática da virada de mesa.

Mais uma vez essa triste decisão beneficia o Fluminense, maior especialista em viradas de mesa na história do futebol tupiniquim. Com a decisão da "justiça", o tricolor se mantém na elite do nosso futebol e quem cai é a Portuguesa, que escalou um jogador irregular na última partida do Brasileirão. Por isso, a Lusa foi punida com a perda de quatro pontos, os três da partida e mais o ponto do empate conquistado nesse mesmo jogo. Assim, o time do Canindé termina o Brasileiro com 44 pontos, empatado com o Vasco e abrindo a zona do rebaixamento.

Não vejo motivos para que a torcida do Fluminense comemore mais essa façanha. Futebol se ganha no campo e não no tapetão. Mesmo o não rebaixamento do tricolor, não apaga a triste campanha do então atual campeão brasileiro, que só foi salvo da queda pelo tribunal. Eu se fosse tricolor não teria o que comemorar.

Acho estranho que o motivo do rebaixamento da Portuguesa tenha sido a escalação irregular de um atleta, que não interferiu no resultado da partida e ainda mais em um campeonato onde outros times cometeram a mesma infração e não tiveram a mesma pena, demonstrando que por motivos ainda não explicados, a justiça utilizou sim a velha máxima de dois pesos e duas medidas.

Vivemos no Brasil um ano crucial para garantir a evolução tão esperada e desejada no nosso futebol. Estamos as vésperas da tão sonhada Copa do Mundo em casa. Nossos estádios foram modernizados e nossos times vem mostrando evolução considerável no cenário internacional é preciso ainda resolver dois grandes problemas. O primeiro é referente as brigas de torcida, que precisam acabar em nossos estádios e já faz tempo que muito se fala, mas pouco se faz para tratar dessa questão e o segundo é termos uma justiça desportiva, mais séria e imparcial, que decida sem ser influenciada pelo tamanho e ou histórico dos times que ela deve julgar.

Por isso tudo, mesmo com outros fortes concorrentes em outras áreas, o  Prêmio Fanfarrão do Ano 2013, vai para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário