sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fez-se justiça

Como era esperado, a presidenta Dilma, vetou o projeto de lei aprovado no Congresso que alterava a distribuição dos royalties, prejudicando os estados e municípios produtores. A decisão evita injustiças  comquem sofre os maiores impactos para a produção do petróleo. Não tem lógica querer que quem produz a riqueza, seja  obrigado a dividi-la de forma igualitária a quem não produz e por tanto, não sofre os impactos gerados por essa indústria.

É evidente que tantos estados e municípios precisam garantir recursos para se manterem e se desenvolverem, mas não faz sentido que eles ganhem essasverbas vindas de riquezas dos outros. Por isso, o veto a proposta era  o correto. É preciso saber  dividir essas questões. O  impacto gerado pela indústria  do petróleo, precisa  ser compensado e por isso existem os royalties, dessa forma, não existe justificativa para que quem não sofra tais impactos.

Com a decisão, o respeito aos  contratos foram mantidos, afastando de vez os problemas financeiros que esse atropelo provocaria  na economia  e garante ao governo federal a realização de leilões baseado nesse modelo em 2013 e evita uma batalha jurídica entre produtores e não  produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário