segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Muita emoção e Vettel campeão.

Foi melhor do que o esperado, muita chuva, fortes emoções, contas e mais contas. Assim pode ser resumido o Grande Prêmio do Brasil deste ano, realizado no domingo (25). Com 13 pontos de vantagem para seu único concorrente, o então bicampeão Vettel largou em quarto, enquanto Alonso iniciava sua corrida apenas na sétima posição.

Com a instabilidade do clima que já marcara o treino do dia anterior, todos sabiam que muita coisa poderia acontecer na corrida e a unica garantia para eles e para a torcida era a de fortes emoções. Logo na largada Bruno Senna tocou em Vettel, fazendo com que o piloto da Red Bull, perdesse várias posições e colocasse em risco sua corrida. O brasileiro, prejudicado pelo acidente abandonou a prova, Pérez, outro envolvido na confusão, teve o mesmo destino que o brasileiro.

O acidente danificou o carro do alemão, que foi obrigado a correr com o problema por toda a prova, uma vez que não era possível consertar essa avaria. A chuva continuava ameaçando e Vettel se via obrigado a fazer outra corrida de recuperação, assim como acontecera em Austin, lá na frente Alonso ia ganhando posições e se aproximando do título.

Entretanto, como o fator emocional seria determinante para a definição do campeão da temporada, a cada volta, aconteciam mudanças na classificação da prova e assim a disputa do campeonato também ia sofrendo alterações. Alonso continuava brigando por um lugar no pódio, o que fazia dele, temporariamente, campeão, mas lá atrás Vettel, mostrava todo seu talento conquistando posições e ameaçando o sonho espanhol.

Como era esperando tanto a Ferrari, quanto a Red Bull utilizaram o jogo de equipe, para beneficiar seus pilotos que buscavam o título, porém desta vez, o jogo respeitou o fair play. Com isso Massa deu lugar a Alonso, que foi para o segundo lugar e Vettel, ganhou a posição que era de Weber.

Faltando uma volta para o término da corrida, Vettel era o sexto colocado e Alonso o segundo. Com esse resultado, o alemão se tornaria o mais jovem tricampeão da história da F1 e o terceiro piloto a conquistar o tricampeonato seguido, até então, apenas Fangio e Schumacher, que se despediu em definitivo da categoria hoje, conqusitaram este feito.

Nesta última volta o tempo e o fator sorte, garantiram o tricampeonato para o piloto da Red Bull, pois Paul Di Resta, da Force Índia, deixa o carro escapar e bate no muro, provocando a entrada do carro de segurança. Assim a corrida termina sem que possam acontecr ultrapassagens e com a manutenção das posições Sebastian Vettel se torna tricampeão, por apenas três pontos de diferença.

A corrida foi vencida por Jason Button da McLaren, que fez uma ótima prova e herdou a ponta após a batida envolvendo Hamilton e Hulkenberg, da Force Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário