quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para Deitar e Rolar

Hoje é dia de celebrar o rítmo mais popular de todos os tempos, o Rock and Roll. O estilo musical que surgiu da miscelânea cultural efervecente nos Estados Unidos, dos anos 50, em pouco tempo se espalhou por todo o planeta. Com nomes como Bill Haley, Chuck Berry e mais tarde o mito Elvis Presley, o rock passou a ser mais do que um simples rítmo musical, mas sim um estilo de vida, marcado fortemente pelas coreografias quase eróticas que chocaram os mais conservadores da época e anos depois também pelo teor de contestação presente nas letras das músicas.
A origem do termo faz referência a gíria deitar e rolar, com forte teor erótico. O rock surgiu em uma época complicada para a sociedade dos Estados Unidos, fortemente marcada pela segregação racial e a música acabou servindo para mostrar que seria um forte instrumento para romper as barreiras sociais da época. Nos anos 60, o rock já estava consolidado na terra do Tio Sam com nomes como o do gutiarrista Jimi Hendrix, agora o estilo vivia a chamada "Invasão Britânica", com o surgimento de bandas como The Beatles e Rolling Stones.
Além de influenciar no estilo de vida, moda, atitudes e linguagem a música serviu também como propulsora da causa dos direitos civis e deu origem a outros estilos como o Rock progressivo, o punk, o heavy metal e o alternativo, entre outros. Com o passar do tempo, outros grandes nomes do rock surgiram como U2, Pink Floyd e o aclamado álbum "The Dark Side of The Moon", Oásis, Red Hot Chilli Pepers, Europe, Guns n´ Roses e muitos outros.
Assim como os grandes nomes do estilo musical surgiram também os grandes festivais como o lendário Woodstock, com o solgan "3 dias de Paz e Música", ou então eventos mais recentes como o Live Aid,  feito para angariar fundos para combater a fome e a miséria no continente africano e que acabou por institur o dia 13 de julho como o Dia Internacional do Rock, ou ainda os famosos Rock in Rio, que ganhará mais uma edição este ano.
O festival carioca que teve seu início ainda nos anos 80, serviu para consolidar o estilo em terras brasileiras, que já ocntava com grandes bandas, formadas por jovens que viam na música a maneira para extravassar seus anseios e angustias. Nesta época surgem bandas como a Legião Urbana, o Barão Vermelho, os Paralamas do Sucesso e o Kid Abelha que já naqueles anos formavam o chamado "Quarteto Sagrado do Rock Brasieiro" e que abriu espaço para muitas outras grandes bandas do nosso rock nacional.



Um comentário:

  1. de fato o rock é um estilo bem legal*_*
    e saber um pouco sobre sua história
    também é algo que se faz muito interessante!
    xD

    http://denisemendes.blogspot.com/

    ResponderExcluir