segunda-feira, 18 de julho de 2011

A moda Bangu

Desde pequeno escuto que quando algo é feito de qualquer maneira, ou seja sem organização, é "a moda Bangu" e pelo o que vejo hoje tenho a impressão de que o Brasileirão 2011, foi feito desta forma. Estou impressionado com o fato de mesmo com reuniões prévias que decidem, regulamento, tabelas e datas para as competições, o Brasileirão acabou por ignorar esta prática simples e lógica. Afirmo isso por que, chega a espantar o grande número de partidas adiadas a pedido de clubes, CBF, ou televisão.
Primeiro o Santos, alegando que disputaria a final da Libertadores, solicitou o adiamento da partida contra o Corinthians. Pronto, pedido feito e aceito, começamos a bangunça na tabela. Essa foi a primeira vez, ao menos que eu me lembre que um time pediu alteração de data, com tal alegação. Depois, o mesmo Santos, utlizou-se do mesmo argumento para mudar o dia da partida contra o América-MG, afinal era muito perto do jogo decisivo do campeonato continental. Esse pedido também foi aceito e os times se enfrentaram, dias depois, com vitória dos mineiros.
Agora, a onda mais recente de mudanças de datas, envolveu a seleção brasileira e a Copa América. Como se não soubessem da disputa do torneio este ano, clubes e CBF, marcaram jogos para um dia em que a seleção poderia jogar e ao perceberem o ato falho, mudaram novamente a tabela, fazendo com que três partidas fossem transferidas de domingo (17/07), para quarta-feira (20).
Com este festival de mudanças de datas, o campeonato fica a cada dia mais bagunçado. Tem time que está devendo partida da 5ª rodada, mas já atuou pela 12ª, é o caso do Corinthians que está na liderança, mas deve a partida contra o Santos, mas já jogou contra o Internacional. A alegação do time gaúcho para a mudança da data é que o Colorado irá disputar um torneio internacional (típico caça-níqueis) e para não desgastar o elenco, antecipou o jogo. O Santos continua sendo o rei dos jogos adiados, ainda deve a partida contra o Fluminense pela 8ª rodada e que será realizado depois de mais de um mês em relação a data original.
Agora a última alteração na tabela é referente as partidas que já haviam sido alteradas por conta do jogo da seleção na Copa América, depois de jogar do dia 18 para o dia 20, essas partidas também mudaram de horário. Como a seleção não se classificou, as partidas envolvendo times que disputam a liderança como é o caso de Palmeiras e Flamengo que se enfrentam na luta direta por posições no G4 e ainda o jogo do Corinthians, contra o Botafogo, sofreram nova alteração. Deixam de ser ás 19h30 e passam para ás 21h 50. Desta forma podem ser encaixada na grade de programação das televisões, sem que causem grandes transtornos às emissoras.
É lamentável que um país com história e tradição no futebol e que irá em breve sediar sua 2ª Copa do Mundo, ainda trate de forma tão amadora a organização de seus campeonatos, a começar pelo seu mais importante torneio, que é o Brasileirão. A tocar neste rítmo, em breve poderemos ter campeonatos decididos em anos posteriores, apenas para atender o interesse dos clubes, CBF e ou televisão. É hora de começar a tratar o esporte com um pouco mais de seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário