terça-feira, 19 de julho de 2011

E quando chegar a Olimpíada?

O título deste post, é uma pergunta corriqueira, aqui no Brasil, desde que foi anunciada a escolha do Rio de Janeiro para ser a sede dos Jogos Olímpicos em 2016. Basta acontecer qualquer coisa fora do normal e logo aparece alguém com essa pergunta. Quando não fazer essa indagação, mudam apenas os Jogos Olímpicos, colocando no lugar a Copa do Mundo que acontecerá dois anos antes. Mas este texto não irá falar sobre a Copa de 2014 e nem sobre a Olímpiada de 2016.
Na verdade a motivação do texto é sim a Olimpiada, mas a de 2012, que acontecerá na cidade de Londres. Os críticos da ideia de o Brasil sediar um evento do porte dos Jogos Olímpicos vivem a utilizar a organização da capital inglesa, para comparar com a capital carioca e assim, apontar diferenças suficientes que comprovem a tese de que nós, tupiniquins, não poderiamos ser escolhido, para assumir tal responsabilidade. Pois bem, ontem em uma rápida olhada na internet, fui surpreendido com uma notícia triste e preocupante.
Um jovem brasileiro, que morava lá no "Primeiro Mundo" fazia dois anos foi morto ao sair da boate onde trabalhava.
Segundo informações preliminares, o crime teria sido motivado por ciúmes. É preocupante que uma cidade tida como exemplo para todo o mundo não garanta a segurança  básica para seus residentes. Se os moradores de Londres não tem segurança para transitar pelas ruas de forma segura, imagine então os atletas, que lá estão em 2016.
Não é de hoje que o fator segurança é algo preocupante na terra da rainha. Depois de solucionar os problemas referentes ao Exército Republicano Irlandês (IRA), o país passou a ter problemas com a Al Qaeda, que praticou até atentado terrorista na cidade da próxima Olimpíada. Na quele triste episódio, a renomada Scotland Yard teve uma de suas piores atuações, que escancaram a falta de preparo dos famosos policiais londrinos, pois estes acabram por matar um cidadão que nada tinha com os fatos ocorridos.
Diante disso tudo aqui exposto, fica a dúvida: Será que Londres está realmente preparada parasediar uma Olimpíada de novo? O problema deles é que falta pouco mais de um ao para a abertura do evento. Estaremos aqui na torcida para que nada de errado.

2 comentários:

  1. Acredito que está sim preparada - diferente de nós, cariocas e brasileiros. Não se pode condenar todo um sistema de segurança por causa de um crime passional. É injusto. A segurança pública não põe valores, bom senso e respeito ao próximo na cabeça de cada cidadão ou mesmo terrorista.

    Ao contrário do Rio, onde os cidadão chamam campos minados de rua, onde está apto a ser lançado pelo algo, alvejado por uma bala perdida ou assaltado a qualquer momento.

    Claro que a questão do terrorismo preocupa, mas duvida que o crime organizado daqui preocupe menos.

    Abraços!

    http://cafeeagua.blogspot.com
    http://redutonegativo.blogspot.com
    @rejane_marques

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ao meu blog, Ricardo. Parabéns pelo belo texto a respeito da "Olimpíada".Sou seu novo seguidor. Desejo-lhe sucesso e prosperidade. Feliz "Dia do Amigo"!

    ResponderExcluir