quinta-feira, 28 de julho de 2011

A farra do boi

Entre as muitas expressões populares que utilizo no dia a dia, está "A farra do boi". Basta, qualquer evento desorganizado ou feito de maneira não muito séria, que já o classifico desta maneira. Alguns amigos acham o termo engraçado, mas ele tem explicação. Porém, como o motivo deste texto não é esclarecer o motivo desta expressão, isso será deixado para um próximo texto.
Me lembrei dessa expressão para mostrar meu pensamento em relação ao atual Campeonato Brasileiro. É incrível que, o chamado país do futebol, maior celeiro de craques para o mundo, trate de maneira tão amadora a organização de seu principal campeonato. O festival de adiamento de partidas que vem acontecendo este ano mostra a falta de seriedade do campeonato. Já faz anos que se pede um maior planejamento para o nosso futebol, mas isso não acontece por que os cartolas do nosso esporte estão mais preocupados em ganhar dinheiro.
Assim como aconteceu na mudança do regulamento para a implantação do sistema de pontos corridos, é preciso que nosso futebol passe por uma nova reforma. É preciso garantir que os jogos sejam realizados nas datas marcadas, na elaboração da tabela. Sem essa de "esquecer", que tem torneio caça-níquel lá na Europa, jogo da seleção não sei onde, ou a final da Libertadores. O torcedor brasileiro precisa ser valorizado e principalmente respeitado e não é isso que vem ocorrendo este ano.
O Santos, ao que eu me lembre foi o primeiro time brasileiro a alegar a final da Libertadores como motivo para adiar uma partida, aliás adiou logo duas e não apenas uma. Agora já jogou com o América-MG, mas ainda deve a partida contra o Corinthians, que aliás eles agora querem remarcar novamente. O motivo alegado pela diretoria do time da baixada é o jogo da seleção contra a Alemanha, que será no mesmo dia e que contará com a dupla Ganso/Neymar e também com o corinthiano Ralf.
Não consigo acreditar que ninguém atentou para o jogo, já marcado há meses e solicitando uma nova data, antes desta remarcação. Agora a novidade santista é jogar essa partida no dia 28 de setembro, 10 dias depois da partida entre os dois times pelo segundo turno do campeonato. Isso é um escárnio com os torcedores, regulamento e tabela são, ou pelo menos deveriam ser vistos como um contrato e portanto precisam ser respeitados, o que não vem acontecendo por estas bandas, faz tempo.
Caso isso continue a se repetir, veremos nosso maior campeonato se tornando cada vez mais a farra do boi, onde tudo pode acontecer. Neste rítmo, em poucos anos não precisaremos nem mais de arbitrais para definir datas e ou tablelas, pois as partidas passaram a ser realizadas, quando os times quizerem ou tiverem interessem jogar, reduzindo o maior campeonato do país, na maior série anual de peladas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário