sábado, 16 de julho de 2011

Eu não desculpo

Pensei que não iria escrever sobre este assunto, mas não tive como fugir. O episódio do escândalo envolvendo dois dos principais tablóides ingleses é uma enorme mancha para o jornalismo no mundo todo e como jornalista só tenho a lamentar sobre o ocorrido. Desde antes dos tempos de faculdade, já tinha sérias restrições ao comportamento do senhor Rupert Murdoch. Os motivos vão desde a criação de um amplo império midiático, que se estende por quase todo mundo e chega no tradicional comportamento dos famosos tablóides ingleses, famosos pelo "jornalismo marrom", conhecido lá como yellow press.
Como já era esperado, foi exatamente a sede senssacionalista dos tablóides que colocou em xeque este poderoso grupo. O escândalo de escutas ilegais para alimentar matérias, que faziam referências a famosos, nobres, políticos e cidadãos comuns, entre para a história como uma verdadeira aula do péssimo "jornalismo". Sim, a palavra jornalismo esta destacada por que tal comportamento, não pode ou pelo menos não deveria ser classificado como tal. As preocupações com a vendagem e ou audiência, jamais devem se sobrepor aos principíos básicos da ética jornalista, que norteia os bons profissionais.
Escutas ilegais configuram, invasão de privacidade e portanto são crimes. Aprendi isso, não nos bancos das escolas, mas em casa, que é onde se forma o carater de qualquer cidadão. Para isso tive ótimos exemplos como é o caso do senhor Nahor Teixeira Monteiro, que além de meu avô foi também jornalista e uma forte influência em minha formação.
Pedir perdão pelos danos causados, como este senhor mesmo escreveu em seu pedido de desculpa, que o jornalista/blogueiro aqui, de pronto o recusa, não basta. Agora os danos já aconteceram e não serão palavras que resolverão a questão, tanto é que o mesmo cidadão, reconhece no mesmo pedido que pedir perdão não é suficiente. Acredito que o caso é para punições mais severas do que o simples fechamento dos jornais, envolvidos. Não acredito que o senhor realmente não soubesse o que se passava em seus jornais e por isso, acho que é cumplice nesta questão. 
Acho que o correto, não era apenas o que já aconteceu, mas sim o fechamento de todo o grupo, afinal como já diz a sabedoria popular: "Uma maçã podre, acaba por estaragar as outras maçãs" e neste cesto não faltam nem "maçãs" e muito menos "maçãs podres". Por isso, acho que todo o grupo deveria ser fechado e o senhor deveria ser preso, isso para ficar nas punições diretamente ligadas ao jornalismo, pois se ampliarmos para questões políticas, as punições sobrariam até para o atual Primeiro-Ministro inglês, afinal assim como não é possível acreditar que o senhor Murdoch, não tinha conhecimento dos fatos, não se pode acreditar que o político não sabia do envolvimento de seu porta voz nesta celeuma toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário