domingo, 31 de julho de 2011

Os mentirosos

Tempos atrás escrevi aqui no blog, um post entitulado - "Miopia Boleira" - nele, afirmo que nós brasileiros estamos condicionados a enxergar uma área muito restrita do nosso país. Isso também acontece no nosso futebol. Sempre focamos no eixo Rio-São Paulo, ás vezes estendemos esta visão para Minas Gerais e ou Rio Grande do Sul, mas os outros estados, sempre ficam de fora das análises.
Em maio, deste ano, quando escrevi esse texto, o Coritiba, vinha mantendo uma sequência incrível de invencibilidade, um recorde no nosso futebol e que incluia ai a conquista invicta do Paranaense com 100% de aproveitamento. Nessa mesma época, tanto Cruzeiro, quanto o santos vinham também com ótimas campanhas nos estaduais e na Libertadores. Ambos se sagrariam campeões estaduais, apenas seis dias depois da publicação do texto e o time mineiro, vinha com a melhor campanha da primeira fase da Libertadores.
Quando coloquei no texto, que para mim, naquele momento, o Coritiba era o melhor time do Brasil, recebi resposta e questionamentos diversos de por que afirmar aquilo, uma vez que tanto Santos como o Cruzeiro estavam na briga por este posto. Por isso entitulei o texto como "Miopia Boleira". Pois bem, o tempo passou o Cruzeiro caiu na Libertadores, logo nas Oitavas-de-Final e o Santos acabou campeão do torneio continental.
Veio o Brasileirão e os três times já não são mais os mesmos. O Coritiba, faz uma campanha ruim e ocupava, até o início da rodada, a 12ª posição na tabela, vindo de um empate e uma derrota nas últimas rodadas (tem agora o América-MG, pela frente, o que pode melhorar sua situação atual). Já o Santos, vem de uma vitória e uma derrota espetacular e ocupa atualmente a 17ª posição, com quatro jogos a menos e não vem apresentando um bom futebol.
Já o Cruzeiro, o melhor entre os três atulmente, está em 9º e vem de uma situação inusitada. Soma cinco vitórias, a mais recente contra o atual líder e então invicto Corinthians no Pacaembu, três empates e cinco derrotas, incluindo ai, as duas últimas rodadas, quando perdeu para o Atlético-GO, que estava até então na zona do rebaixamento. Mais recentemente o time de Joela Santana somou também uma derrota para o Botafogo de Loco Abreu, com isso, após virar a senssação do futebol nacional por parar o Corinthians, o Cruzeiro, não sabe mais o que é vencer uma partida e com isso vai se complicando no campeonato.
Os recentes desempenhos de Santos e Cruzeiro, mostram que aqueles times poderosos do início do ano, ficaram para trás e hoje os dois, não passam de times mentirosos, que não conseguem apresentar um futebol convincente, mas ficam recorrendo ao passado recente para justificar sua grandesa, que pelo o que podemos ver, ficou no passado, junto com o bom futebol destes times.



Nenhum comentário:

Postar um comentário