quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ode ao bairrismo

Apesar de jornalistas, professores estudantes e críticos de comunicação de comunicação, viverem adotado o discurso de que a imprensa deve ser imparcial, podemos facilmente perceber que isso fica apenas no campo teórico e que na prática, vivemos nos deparando com publicações carregadas de bairrismos. Podemos notar isso principalmente nas notícias esportivas e agora podemos presenciar de maneira clara tal comportamento da imprensa esportiva.
Na noite de quarta-feira, tivemos um clássico pelo Brasileirão 2011, onde se enfrentaram Santos e Flamengo. Além da história dos dois times, que já dispenssam comentários, tivemos outros ingredientes que prometiam apimentar o duelo na "vila famosa". De um lado, jogadores como Neymar, Ganso, Rafael, Elano, Léo, além do técnico Muricy Ramalho, do outro Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Léo Moura, Renato Abreu e o técnico Wanderley Luxemburgo. De um lado o atual campeão carioca, do outro o atual campeão paulista e da Libertadores. O jogo prometia mesmo.
Com a vitória rubro-negra, a imprensa fluminense, esqueceu que era imprensa e o papo de que deve preservar a imparcialidade e publicou manchetes senssacionalistas como é o caso do jornal Meia Hora, que estampou uma frase de baixo calão em referência a Neymar, para exalatar a bela atuação do Flamengo (como se tal desempenho não fosse digno de elogios). Capa do jornal carioca
Outro jornal que seguiu a mesma trilha, foi o Marca, que apesar de ser espanhol é publicado no Brasil pelo mesmo grupo que o Meia Hora (ambos são do Grupo O DIA). Não quero aqui, desmerecer a bela atuação do Flamengo ontem, que soube se superar para vencer, mas acho descabido qualquer comparação com o Barcelona - até por que assisti ontem a final da Copa Audi entre o time catalão e o Bayern de Munique e posso dizer que ontem, o jogo do Flamengo foi muito superior ao do Barça. Por isso discordo de manchetes tipo "Flacerlona" que pode ser vista aqui.
Tudo bem que o Flamengo jogou muito ontem na partida que foi sem dúvida a malhor do campeonato até aqui e quem sabe, a melhor do ano até agora mas nao há nescessidade de tanto sensacionalismo como ficam flagrantes com estas capas. É evidente, que estas capas circulam apenas no estado do Rio de Janeiro, mostrando que muitas vezes, como é o caso de agora, o bairrismo acaba atrapalhando o bom jornalismo.

2 comentários:

  1. Não há informação sem posição e isto é fato! o triste é alguém falar que é parcial (sendo que parcialidade não existe), a partir do momento que você escolher anunciar algo e outro não esta ai a imparcialidade, o que é mais importante o campeonato da rua de baixo ou o campeonato Brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a visira, mas existe imparcialidade em tudo, na escolha do tema, no tamanho das letras, na colocação do patrocínio, na escolha do publico alvo, tanto no Jornalismo, quanto na ciência, a debate não esta no nível de imparcialidade ou quanto ela prejudica, mas sim na existência da mesma!

    ResponderExcluir