quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reflexões sobre filosofia e direito

Um dos grandes nomes da filosofia do direito, o estadunidense, Ronald Dworking (1931-2013), completaria 83 anos. Falecido em fevereiro do ano passado, o jurista se destacou como professor de Teoria Geral do Direito em universidades como University College London e na New York University School of Law.

Conhecido por suas importantes contribuições para a filosofia, tanto no campo político, como no campo do direito e sua “teoria do direito como integridade” é uma das principais visões sobre a natureza do direito. Dworking estudou em Harvard e no Magdalen College da Universidade de Oxford, onde foi aluno de Rupert Cross.

Atuou como assistente de Learned Hand, na Corte de Apelo dos Estados Unidos, onde ganhou o respeito de Hand, que foi uma das maiores influencias de Dworking, que ainda foi professor de direito em Yale.

Destacado participante dos debates públicos nos Estados Unidos escreveu artigos para o New York Review of Books, com análises sobre as decisões da Suprema Corte. Nesse período, debateu temas importantes como o aborto, a pornografia e o feminismo.

Ronald Dworking, foi influenciado por pensadores como Rupert Cross, Learned Hand, H. L. A. Hart, John Rawls e Lon Fuller. O trabalho de Robert Dworking, foi um dos mais importantes juristas do século XX e influenciou juristas de vários países, entre eles o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O jurista estadunidense é considerado um democrata liberal, que fez da sua filosofia do direito, um projeto interdisciplinar, reforçando direitos individuais e faz uma crítica mais ampla e geral ao projeto de modernidade vigente.

Em sua teoria do direito, Ronald Dworking, no livro "Levando o direito a sério",  sustenta que argumentos jurídicos adequados, pairam sobre as melhores interpretações morais das práticas em vigor na comunidade em questão. A essa teoria da argumentação, junta-se uma teoria da justiça, onde todos os juízos a respeito de direitos e políticas públicas devem basear-se na ideia de que todos os membros de uma comunidade são iguais enquanto seres humanos, independente de suas condições sociais e econômicas, suas crenças e ou seus estilos de vida. Assim sendo, estes devem ser tratados com igual consideração e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário