segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Está virando tradição



Essa é uma triste constatação, mas ao analisarmos a classificação dos três últimos campeonatos brasileiros, percebemos que a cada ano, um grande clube foi rebaixado para a Série B. Em 2012, depois de uma campanha sofrível, o tradicional Palmeiras, figurou na lista dos rebaixados, foi a segunda vez em sua história, já que em 2002, o alviverde paulista, também fora rebaixado.

Em 2013, foi a vez do Vasco, terminar o campeonato entre os últimos na classificação e com isso, foi jogar a Série B, pela segunda vez em sua história, assim como já acontecera com o Palmeiras, que em 2013, ganhou a divisão de acesso e retornou para a elite do nosso futebol. Agora em 2014, o time carioca conseguiu a vaga para a primeira divisão, ao terminar a classificação em terceiro. 

Com isso, o time de São Januário, entra para a história como o primeiro grande time a cair para a segundona e não retornar no ano seguinte como campeão – o Botafogo já havia feito isso, mas em 2003, a Série B, teve a participação do Palmeiras, que levou o caneco deixando o alvinegro carioca em segundo lugar. No caso do Vasco esse ano, não havia nenhum time grande para concorrer com ele por esse troféu e a conquista, era sim, obrigação dele, mas o time ficou apenas em terceiro lugar.

E agora em 2014, a lista do descenso também conta com outro grande clube, o Botafogo, retorna para a Série B, após um ano complicado, com muita desorganização dentro e fora de campo. 

O triste da história é perceber, que os gigantes caídos, são times que já passaram por essa situação e pelo visto não aprenderam nada com os erros do passado. Em apenas 12 anos, o que é um período curto quando a questão é o futebol, essas equipes visitaram a Série B, duas vezes cada, o que mostra que a desorganização fora de campo, é algo muito nocivo para o futebol brasileiro. Infelizmente tal desorganização é algo que me parece ser generalizado entre nossos clubes e ao final de cada temporada, o mais desorganizado acaba punido com a queda.

É ruim para o futebol brasileiro, que os times tradicionais sejam rebaixados, não acho que eles deveriam se “imunes” a essa “punição”, mas é complicado ver que esses times estão tratando o futebol de maneira tão irresponsável. Assim como aconteceu em outros anos em que um grande caiu, espero que a estadia do Botafogo na segunda divisão seja proveitosa para a equipe – e sua diretoria – para que o time se reestruture dentro e fora de campo e volte a ser o gigante de anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário