quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Polêmica desnecessária

Já faz três dias queo Coritnhians venceu o Chelsea da Inglaterra por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero, no Nisan Stadiun em Yokohama e chegou assim ao bi campeonato Mundial de Clubes. Mas até hoje ainda ouvimos falatórios de torcedores de outros times e também de parte da imprensa, questionando esse feito, por conta do Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo alvinegro, no Maracanã.

A polêmica aqui, acontece já não mais por causa do campeonato de 2000, ter "valido" ou não, mas pelo fato de o Corinthians ter sido "convidado", naquela ocasião. Para quem não acompanhou, ou não lembra daquele campeonato, basta uma rápida pesuisa na internet para saber que disputou aquela competição e por que esteve lá. 

Aquele mundial, reuniu todos os campeões continentais e mais o então campeão do Mundial, que era disputado no Japão (Real Madrid), além do atual campeão nacional do país sede. O anúncio dos participantes de deu na metade de 1999, o que fez com que o campeão brasileiro com vaga garantida fosse o de 98 e o mesmo valeu com relação a Libertadores, já que faltavam poucos dias para a definição do cmapeão da Libertadores de 99, quando a FIFA e a Commebol, anunciaram o representante sul americano.

Com isso, o erro não foi a participação corinthiana, mas talvez a vascaina, uma vez que em 99, o campeão da Libertadores foi o Palmeiras. Mas era precis lembrar que com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, ficaria mais intressante financeiramente um representante de cada estado. Quanto ao Corinthians, sua participação é na verdade inquestionável, afinal o time foi campeão brasileiro em 98 e 99.

Desde 2005, quando essa competição voltou a ser disputada com a participação dos campeões continentais, que o país sede ficou sem representante apenas em 2005 e 2006, nos demais campeonatos sempre teve um time representando o país sede e na edição deste ano foi o Sanfrecce Hiroshima, atual campeão da J League.

Assim sendo não há por que tentar minimizar esse campeoanto mundial, pois o mesmo tem reconhecimento da FIFA e por isso deve ser encarado realmente como Mundial de Clubes, até por que tem representantes de todos os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário