quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Carta Aberta à Luís Gonzaga



Este mês é tempo de festa na pequena cidade de Exu, no sertão pernambucano. O motivo é a celebração de seu filho mais ilustre. Se ainda estivesse vivo, o Rei do baião, Luís Gonzaga, completaria seu centenário. O  mestre da  sanfona marcou de maneira incisiva a história de nossa música popular. Cantando, sempre acompanhado de sanfona,  triângulo e a tradicional zabumba, Ginzagão levou a  alegria e a cultura das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, cantrando a cultura e a realidade do sertanejo nordestino.

Gonzagão era  admirado por muitos cantores de sucesso como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul  Seixas e Caetano Veloso entre outros. Ganhou fama com sucessos, como Asa Branca (1947), Qui Nem Jiló (1949), Baião, (1946) e Baião de Dois (1950). depois de uma desilusão amorosa, se alistou no Exército e correu o Brasil. Tempos depois, conheceu o também soldado, Dominguinhos Ambrósio, acordeonista. A partir desse encontro decidiu se dedicar a música.  

Em 1939, já no Rio de Janeiro, deixou  o exército e passou a tocar  na noite, principalmente nas áreas de prostituição. Seu repertório era basicamente com músicas internacionais, até que em 1941, no programa de Ary Barroso,  tocou a música Vira e Mexe, de sua autoria e o sucesso lhe rendeu contrato, com a  gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas.

Tempos depois foi contratado pela Rádio Nacional e lá, após conhecer o acordeonista gaúcho que se apresentava com roupas típicas de sua região. Desde então passou a se apresentar com o traje característico do vaqueiro nordestino, que virou uma de suas marcas.

Em 1946, já famoso retorna à Exu e reencontra seus país, Januário e Santana, o reencontro rende a música Respeita Januário. Em 1979, Luís Gonzaga e seu filho Gonzaguinha, fazem uma turnê pelo Brasil, o que acaba aproximando os dois que sempre tiveram uma relação conflituosa.

Gonzagão é considerado por muitos, como o primeiro "Rei do Pop", no Brasil. Entre 1946 e 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, ele criava seus figurinos e coreografias. Foi também o primeiro cantor brasileiro a fazer uma turnê pelo país, pois antes dele, os artistas se limitavam ao eixo Rio-São Paulo.

Este ano, foi tema da Escola de Samba Unidos da Tijuca, com o enrredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luís do Sertão", enrredo que saiu vitorioso da avenida garantindo à escola o bicampeonato do carnaval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário