domingo, 4 de julho de 2010

Uma questão de bom senso

Já faz tempo que a sociedade mundial, debate a importância na mudança de comportamento para que não se coloque em risco a sustentabilidade do planeta. Aliás, a cada dia a tal sustentabilidade vem ganhando força e fazendo com que muitas empresas acabem focando na responsabilidade socio ambiental para conquistar mais clientes e assim alcançar maiores lucros.
Até pouco tempo atrás o modelo que vigorava em nossa sociedade era o consumismo sem preocupações com nada que não fosse a satisfação pessoal apenas pelo o consumo. Essa é a chamada "Sociedade do Consumo", que ficou conhecida também como "A Sociedade do Espetáculo", como aliás relatou muito bem em seu livro homônimo, o filósofo francês Guy Debord (1931-1994). Não importa o que somos, mas sim o que temos e por isso, a sociedade acaba sofrendo com o chamado consumismo compulsivo.
Infelizmente tal modelo ainda existe e acaba mostrando grandes contradições da humanidade. Para se construir, um carro chamado popular, gastasse 36 litros de água durante todo o processo e é evidente que quanto maior for a cilindrada do mesmo, maior o consumo deste bem indispensável para o ser humano. Mesmo assim, o consumo de super carros, com motores beberrões, são o grande filão da industria automobilística, que agora começa a dar sinais de mudanças na tecnologia para motores mais "ecológicos".
Outro ponto preocupante com relação a indústria automotiva é o fato de que os mesmos super carros tem, preços astronômicos que gastos em outras áreas poderiam resolver boa parte dos problemas da sociedade atual. Um exemplo claro é um modelo exportivo que passará a ser vendido em breve em terras brasileiras, pela bagatela de R$ 199.900, o que daria para fazer aproximadamente seis casas populares.
Não. esse texto não é uma apologia a pobreza, não quero aqui tentar repetir São Francisco de Assis, até por que bão tenho condições mínimas para tanto. Apenas tento através dessas linhas, valorizar o dito popular que afirma: "O menos é mais". É preciso que se acelere o processo de transformação do consumo, não apenas por motivos mercadológicos, mas principalmente para assegurarmos um planeta e um futuro melhor para as novas gerações.
Por isso, é preciso buscar alternativas que melhorem asa condições de vida em todo o planeta, temos que planejar mudanças estruturais nas cidades melhorando o transporte público, fazendo com que cada vez as pessoas deixem seus carros em casa para se deslocarem de ônibus, trens ou metrôs. Também é necessário buscar alternativas para solucionar a questão do lixo produzido, incentivando cada vez mais iniciativas que promovam a reciclagem, entre outras idéias para construírmos um mundo melhor, mas isso só será possível quando mudarmos nossos hábitos e consumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário