domingo, 4 de julho de 2010

Carta Aberta ao Dunga


Pois é a edição da sessão "Carta Aberta", deste mês é como técnico Dunga, infelizmente a mesma não é escrita na época esperada, afinal, gostaria de estar digitando essas linhas somente após dia 11 de julho e comemorando o tão sonhado hexa, adiado mais uma vez.
Agora, como já era esperado, chovem críticas ao Dunga, um ex jogador que passou por uma fase muito ruim na carreira, na chamada era Dunga e que teve como ápice a eliminação da Copa de 90, para os argentinos com aquele famoso gol do Canigia. Passaram-se quatro anos para que ele mesmo voltasse agora como capitão de um time com bons jogadores, mas que ficaram marcados como um time sem conjunto para ser campeão mundial, até que esse mesmo Dunga, após a decisão por pênaltis contra a Itália, provou o contrário erguendo o a Taça tão esperada por 24 anos.
Aquele que foi considerado o patinho feio da Copa da Itália, havia se tornado o capitão do tetra, apagando sua fase ruim na Copa anterior. O tempo passou, veio as Copas de 98 e 2002, onde novamente fomos campeões, desta vez sem Dunga, Cafú foi o capitão. Em 2006, outra Copa frustrada, novamente paramos diante da França.
Com o resultado o técnico Parreira deixa a seleção e a CBF, coloca um técnico que poderia ser considerado tampão, mas o tempo mostrou o contrário. O mesmo Dunga, agora treinador assumiu o banco canarinho e fez um ótimo trabalho, gaanhamos tudo o que disputamos, Copa América, Copa das Confederações e ainda classificamos em primeiro lugar nas Eliminatórias da Copa, quando por diversas vezes, Dunga ouviu a torcida chamá-lo de burro e até se despedir do mesmo.
Até que chegamos ao momento derradeiro, o mais sonhado e planejado da nova "Era Dunga", a Copa da África do Sul. Começamos tendo sorte no sorteio, que nos colocou em um grupo fácil, com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. A convocaação para a competição na África foi amplamente criticada pela imprensa e por boa parte da população. Jogadores, pouco conhecidos ou que não vinham jogando de maneira constante, garantiram suas vagas e algumas estrelas ficaram de fora.
Foi a deixa para que a torcida voltasse a criticar seguidamente o treinador. Mas na primeira fase, tudo saiu conforme o esperado. vitórias contra Coréia e Costa do Marfim e um empate sem gols contra os portugueses. Invencibilidade e primeiro lugar garantido. O próximo adversário era o Chile, que mesmo sendo freguês histórico, merecia respeito, afinal classificou-se em segundo, perdendo a primeira colocação para a poderosa Espanha, na última rodada em confronto direto.
O resultado foi mais uma vitória para o Brasil, o próximo passo era a Holanda. Infelizmente não pudemos passar pela laranja mecânica, que aliás deve em muito para a original de 1978. Pronto, estava decretado o fim da passagem de Dunga, o técnico pela seleção. É evidente que talves pela falta de experiência, Dunga e também os jogadores comenteram erros bobos que custaram a classificação.
O problema do Dunga provavelmente esteja exatamente ai. O cargo de técnico da seleção brasileira, é talves o mais cobiçado do mundo do futebol e para ocupá-lo é preciso ter tempo de serviço em outras equipes fortes, mas isso era o que faltava em Dunga. Mesmo assim, ele fez um trabalho muito bom na seleção, ganhando tudo e passando por adversários fortes como Argentina, Itália, Espanha, Uruguai, entre outros.
É Dunga como já diz o poeta, foi bom enquanto durou, mas chegou ao fim. Mesmo não sendo campeão do mundo é preciso reconhecer seus méritos a frente dessa seleção e fazer a campanha feita no período entre copas foi algo para orgulhar qualquer torcedor. Porém, é evidente que no momento mais importante não foi possível soltar o griyo de campeão.
Agora é vida que segue e que a torcida saiba ter paciência para esperar 2014. Não se pode ganhar sempre e querer que nossa seleção fosse campeã Copa sim, Copa não seria pedir demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário