segunda-feira, 31 de maio de 2010

E agora José?

Não. Não quero aqui fazer referências ao famoso poema de Carlos Drumond de Andrade, um dos maiores poetas de nosso idioma. Apenas peguei "emprestado", o título do mesmo para levantar algumas questões referentes ao cenário político nacional, que se movimenta a cada dia com mais rapidez devido a proximidade com as eleições, que acontecerão no final do ano.
Esta semana, o principal candidato da oposição, em um evento de sua pré campanha, ao ser questionado, sobre questões referentes as fronteiras do país, afirmou que o governo boliviano seria cúmplice no tráfico de drogas para o Brasil. Rapidamente, sua declaração, causou um pouco de polêmica e o ex governador de São Paulo, foi criticado pela pré candidata Marina Silva, do PV, que lembrou que não se pode generalizar nessas questões.
O estranho deste caso, é que poucos dias depois deste caso e dessas declarações, foi noticiado, por um famoso telejornal do país que, vários cartéis do tráfico de drogas da Colômbia, se utilizam de submarinos rudimentares para transportar drogas, para os EUA. Na mesma matéria, aparecem informações importantes sobre essa questão. O país sul americano é o maior produtor de cocaína do mundo, responsável por 60% da produção mundial e a terra do Obama é o maior mercado consumidor do mundo.
Assim sendo, chegamos a questão que dá o título ao texto. E agora José? Será que para o senhor, os governos destes dois países seriam cúmplices dos traficantes também? Será que o senhor poderia afirmar isso em público, com fez com relação ao governo boliviano? É vidente que tais questionamentos devem ser feitos sim, mas não apenas reproduzindo preconceitos e discriminação.
Essa polêmica questão, deve ser analisada por vários prismas. É evidente que é preciso combater o tráfico desde a raíz, mas também é necessário, fechar as fronteiras também para se evitar a entrada dessas drogas. E para isso, é preciso que todos os governos atuem de maneira firme sem esconder os erros e buscando corrigí-los, sem ideologizar a questão. Somente assim haverá êxito nessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário