quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hipocrisia ocidental

Não achei que escreveria sobre esse tema, nesse blog, mas o assunto tomou proporções tamanhas que fica impossível não participar do debate. O assunto é o acordo entre Brasil, Turquia e Irã sobre o progrnto importante que preocupa sim toda a comunidade internacional, mas é um debate necessário. Isso por que todos sabem que as reservas de petróleo, principal combustível mundial, não são eternas, além é claro das preocupações ambientais que envolvem a energia atômica, sem mencionar o poder bélico da mesma.
Aos que lembram nessa históriaama nuclear do Irã e as consequências do mesmo. Como era evidente, a ação brasileira foi menosprezada pelas potências mundiais, que alegaram a "fama" iraniana de não cumprir acordos para, justificar as punições ao país dos aiatolás.
Pois bem, despindo-se de argumentos baseados apenas em questões políticas ideológicas, aponto aqui alguns erros da análise feita pela maioria dos pensadores, especialistas no assunto. A questão nuclear é um assunto preocupante por vários motivos, como as questões ambientais que envolvem essa tecnologia, além é claro do poder bélico da mesma. É notório que esse assunto, preocupa a todos, afinal não há garantias seguras de que qualquer país, não utilize a energia atômica, para a construção de armamentos atômicos.
É preciso, mais seriedade nessa questão. Quem não possui ogivas atômicas deve ficar proibido de obtê-las e que as possui deve se desfazer das mesmas, seja o país que for. Sobre o fato de o governo do Irã ter "tradição" em descumprir acordos, faz necessário, lembrar que Israel, país tão defendido pelos conservadores do ocidendente também tem a mesma tradição, afinal não cumpriu nenhum dos acordos de paz com os palestinos, ainda que os mesmos tenham gerado até Nobel da Paz para um de seus líderes e também para Arafat, líder palestino.
Quer punir o Irã, baseando-se apenas no que ele ainda pode fazer é tão ridículo quanto dar o Nobel ao Obama, pelo mesmo motivo. Se os políticos, líderes da Comunidade Internacional, realmente estivessem preocupados com a paz, teriam feitos sanções contra Israel, que recentemente atacou de forma covarde uma ação humanitária, internacional que ajudaria os palestinos em Gaza.
No Oriente Médio, que tem fama de "brigão" e de atropelar acordos internacionais é Israel, que não cumpriu o acordo que o criou, oprimindo, humilhando e massacrando os palestinos e outros vizinhos como o Líbano, de quem Israel tomou as Colinas de Golã. São estes senhores da guerra que deveriam ser punidos pela ONU, se a mesma fosse uma instituição séria, o que não é. É a covardia da ONU e dos senhores que a controlam a mão de ferro, que perpetuam situações absurdas de covardia internacionais, manipulando as relações entre povos ao seu bel prazer. Tratam aos outros como se fossem suas marionetes e ou fantoches e se indgnam quando não tem suas vontades atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário