segunda-feira, 28 de junho de 2010

O tempo passa e as coisas mudam

Nos anos 80, uma famosa banda de rock, do Brasil gravou um grande sucesso na época e que é tocada ainda hoje. A banda em questão é o Ultraje A Rigor e a música se chama inútil. Na música, a banda afirmava que eramos inútil por vários motivos, entre eles o fato de não sabermos escolher presidente, ou então eramos inútil, por que jogávamos bola e não sabiamos ganhar. Entretanto, como já diz o ditado popular, o tempo é o senhor da razão e os brasileiros mnostraram que as coisas mudaram.
Hoje, vinte anos após o sucesso musical já temos nossas instituições democráticas consolidadas e o processo democrático vem se aprimorando. Isso por que na época, o Brasil era recém saído de um ditadura civíl-militar e por isso estava desacostumado com a democracia. Hoje vivemos um estado Democrático de Direito que vem ganhamdo respeito, não apenas inteternamente, mas principalmente no exterior.Com isso, mostramos que já sabemos sim escolher presidentes e tomar conta da gente.
Com relação ao outro ponto citado na música e lembrado aqui, também já reaprendemos a jogar bola e a ganhar. De lá pra cá conquistamos vários títulos com a seleção brasileira e também com os nossos grandes clubes. Por isso, podemos hoje afirmar que não somos mais inúteis, apesar de ainda termos alguns problemas apontados na música para serem resolvidos.
O tempo mostrou também que aprendemos a pagar nossas dívidas e a prova disso é que passamos de devedores à credores do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário