sexta-feira, 11 de junho de 2010

Carta Aberta à Nelson Mandela


A edição de junho da sessão Carta Aberta é direcionada ao ex presidente da África do Sul, Nélson Mandela, que dedicou sua vida a luta por paz e igualdade entre as pessoas, ganhando por isso o Nobel da Paz.

Hoje, em pela Copa do Mundo da África do Sul, é impossível não relembrarmos a história desse guerreiro que tanto loutou por seu país e seu povo. Não se pode pensar em África do Sul, sem esquecer da luta contra o apartheid, líderada por você e por Desmond Tutu, que uniram os negros e mobilizaram não apenas os africanos, mas o mundo todo pelo ideal de igualdade e pelos direitos sociais.
Era estranho, ou pelo menos deveria ser, o fato de negros serem tratado como cidadãos de segunda classe justamente na África, berço da civilização e a casa dos negros, maioria absoluta entre a população do continente. Entretanto, essa vergonhosa prática, era comum e foi aceita por muitos anos pela comunidade internacional. É evidente que sempre fez parte do discurso colonizador, o fato de o colono ser civilizado e o colonizado não.
Mas isso é sim o maior engodo da questão colonialista. Como achar que criar bairros para determinadas populações, de maneira a isola-los do restante da população, seria algo comum. Mas infelizmente, o apartheid estava lá para provar isso. Soweto, hoje símbolo de resitência, era como se fosse a "sensala" sul africana, ou o "campo de concentração", para onde os oprimidos eram enviados.
Felizmente com sua forte atuação, juntamente com nomes como Tutu e Steve Biko, hoje a realidade é diferente e a África pode se sentir orgulhosa de sua unidade, de forma que respeita-se as diversidades raciais e sociais e ainda integra de forma mais decisiva os sul africanos, independente de raça, ou de qualquer outra balela, utilizada para segregar.
É evidnete que toda caminhada é eterna e essa, não poderia ser diferente, mas é inegável os avanços já alcançados. Hoje, não há mais divisões como o rugby ser paenas para brancos e futebol apenas para negros. Soweto não é mais o bairro dos negros, mas dos sul afircanos, que vão para lá conhecer sua prórpria história, para a partir dai, não cometer mais os erros do passado.
Por isso tudo, parabéns Mandela pelo exemplo de luta e coragem que você sempre demonstrou, que ele continue a nos iluminar nas lutas por uma sociedade mais justa é igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário