segunda-feira, 30 de setembro de 2013

É preciso reformular o Corinthians, mas o Tite fica

Já estou há algum tempo para escrever sobre a situação complicada que o Corinthians está atravessando desde o início do mês. Já se vão 29 dias da importante vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo no Pacaembu, no dia do aniversário do Corinthians. De lá pra cá, acabaram-se as vitórias e o time vem acumulando uma sucessão de empates e derrotas que tiraram o time da luta pelo título e ou por vaga na Libertadores e o colocou na luta para conseguir uma vaga na Sul Americana, ou até para não cair.


Nesse período, muito tem se falado sobre os possíveis motivos para a queda de rendimento do time. É evidente que a conquista da Recopa Sul Americana, foi o fim de um ciclo mais do que vitorioso, iniciado seis anos atrás, quando o time foi amplamente reformulado após o traumático rebaixamento. De lá pra cá o time veio em uma crescente inédita, no futebol mundial, conquistando a série B de 2008, a Copa do Brasil e o Paulista de 2009, o Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012, o Paulista e a Recopa de 2013.


Pois é, o ciclo se fechou e o time precisa ser reformulado. É preciso que a torcida entenda que não se pode ganhar sempre, ainda que os últimos anos tenham acostumado mal a fiel torcida. Mas ainda é possível que o time chegue ao terceiro título no ano, prolongando um pouco mais esse ciclo vitorioso, conquistando a Copa do Brasil.


É um caminho difícil, mas é a única forma de o time ganhar um título nesse final de ano. Não adoto o discurso de que o time precise salvar o semestre, até por que com a Recopa, o segundo semestre já está salvo e o Paulistão salvou o primeiro. As conquistas recentes fizeram o Corinthians ganhar títulos de forma corriqueira e em intervalos menores do que seis meses. Mas, para manter-se no topo, é necessário uma reformulação.


Entretanto, acredito que ao contrário do que muita gente anda falando por ai, essa reformulação não deve passar pela demissão do técnico Tite, ainda que lembrem que Mano Menezes, responsável pelas conquistas iniciais do Corinthians nesse período, esteja disponível no mercado, para uma possível substituição.


Sempre entendi e desejei que o Corinthians fizesse com o Tite, o mesmo que grandes clubes europeus fizeram e ou ainda fazem com seus técnicos. Alex Ferguson ganhou tudo com o Manchester United, ainda que nesses 25 anos, tenha passado por períodos complicados como acontece agora com Tite. O mesmo serve para o francês Arsène Wenger, no Arsenal, que está no clube faz 14 anos e não tem nem de longe um currículo como o de Ferguson no Manchester, ou do Tite no Corinthians.


É necessário reformular o elenco, inclusive rejuvenescendo o mesmo, fazendo com que muitos medalhões com idade avançada e que fizeram história no time, percam espaço. Emerson Sheik é um que deveria ter cada vez menos espaço, afinal não vem rendendo já faz um tempo, o que faz com que seja natural sua permanência na reserva.


Alessandro, que até tem jogado bem nas partidas que participou, irá se aposentar ao final dessa temporada, o que é lógico, afinal a idade já atrapalha sua atuação, além de Alessandro e Sheik, outros jogadores devem perder seus espaços, mas devem ser substituídos por jogadores que tecnicamente podem fazer as funções desses medalhões, como vem acontecendo com Romarinho em relação a Alexandre Pato, que não pode utilizar a idade como justificativa para as atuações abaixo do esperado.


Guerrero precisa voltar a jogar como no final da temporada passada, espero que as convocações para a seleção parem de atrapalhar seu futebol no Corinthians, que hoje se mostra dependente desse jogador. Cássio é outro que precisa retornar a fase que estava na Libertadores e no Mundial.


Mas além disso tudo é fundamental que o Corinthians acorde já para a partida contra o Bahia, na próxima rodada, para voltar a ganhar e conquistar pontos e posições importantes no Brasileiro e assim não chegar desmotivado ao jogo decisivo contra o Grêmio na Copa do Brasil. Ganhá-la, não é obrigação, mas é a única forma de o Corinthians jogar a Libertadores do ano que vem, quando irá inaugurar seu estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário