domingo, 22 de setembro de 2013

Carta Aberta às petrolíferas

Recentemente acompanhamos pelo noticiário internacional, o desfecho de mais uma ação do Greenpeace, na Rússia contra a exploração de petróleo no ártico, prática já comum na terra dos czares e que vem ganhando força para se alastrar pelo mundo.

É imprescindível que a exploração de petróleo na região do ártico, seja interrompida o quanto antes. O ártico deve ser encarado como uma área permanente de conservação, o que por si só inviabilizaria qualquer ação humana que degradaria a região, o que evidentemente acontecerá, caso a indústria do petróleo se instale por lá.

Aos que justificam a inciativa com o argumento de que o progresso pede, tais investimentos, respondo que é necessário que se busque novas áreas de exploração em locais mais apropriados para tal atividade no que diz respeito a questão ambiental. Também é preciso ampliar os investimentos em novas tecnologias de geração de energia, para garantir sua utilização como meio de substituição da energia gerada pelo petróleo.

É necessário assegurar que a preservação ambiental prevaleça diante dos lucros imediatos e ou futuros, tão propagados pela sociedade atual. Por isso o apoio a campanha capitaneada pelo Greenpeace é primordial para assegurar um desenvolvimento sustentável tanto no âmbito social como no econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário