sábado, 27 de setembro de 2014

O fim de um ícone

http://www.seriouswheels.com/pics-jkl/Lotus-Esprit-350-Sport.jpg

Clássico esportivo fez sucesso nas ruas e nas telas de cinema

A Lotus, tradicional fabricante de automóveis esportivos, que marcou sua história na Fórmula 1, onde está hoje, mas sem a grandeza e a força de outros tempos, anunciou que encerrará de maneira definitiva, a fabricação de seu modelo Lotus Espirit. 

O coupé, se tornou um clássico entre os super esportivos e ganhou fama internacional ao protagonizar filmes como 007, o Espião que me Amava, onde aparecia uma versão que se transformava em um submarino e era utilizado pelo James Bond, interpretado por Roger Moore. A fabricante inglesa chegou a anunciar quatro anos atrás que retomaria a fabricação do modelo a partir de um novo projeto, mas abandonou a ideia.

O modelo dividiu as cenas com Roger Moore em outro filme da série, 007 Somente Para Seus Olhos. Mas o filme mais famoso que contou com a participação do Espirit, foi Uma Linda Mulher com Richard Gere e Julia Roberts. 

O Lotus Espirit foi fabricado entre 1976 e 2004 e a Lotus chegou a estudar o lançamento de uma nova geração do esportivo, assim como outras fabricantes fizeram com esportivos tradicionais, como Camaro, Mustang, Dodge Viper entre outros tantos.


O clássico esportivo britânico deixará saudades, mas a fabricante anunciou que focará a produção em outros modelos prestigiados como o Elise, o Exige e o Évora, que terão a missão de dar continuidade ao legado do Espirit.  O modelo é um dos integrantes da minha pequena coleção de miniaturas e foi o primeiro Lotus que comprei. Atualmente, além do Espirit, a coleção conta também com um Lotus Elise.

Acompanho a história da montadora desde os áureos tempos dela na F1, quando eu era pequeno e via o Ayrton Senna a bordo do lendário Lotus Renault preto e dourado, começando a despontar como um dos maiores nomes do automobilismo mundial, mas confesso que mesmo achando aquele Lotus um símbolo da F1, ainda preferia o Lotus amarelo da era da parceria com os motores Honda e também guiado pelo Ayrton Senna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário