quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Homenagem estranha

Uma semana após o anúncio da aposentadoria do goleiro Marcos, agora ele oficializou a decisão e na tarde do último dia 11, deu uma entrevista coletiva para encerrar de vez sua gloriosa carreira e curtir suas merecidas férias. Entre as muitas alternativas de homenagens elaboradas pelo Palmeiras, estão a construção de um busto que ficará exposto na futura Arena Palestra Itália e a aposentadoria da camisa 12, do time, que Marcos sempre defendeu nesses 20 anos de carreira.
Dentre essas homenagens, acho que a primeira é mais do que justa. Quanto a segunda, tenho muitas críticas. A ideia de aposentar o número da camisa, é algo corriqueiro nos esportes dos EUA, em homenagem aos grandes jogadores da NBA como Michael Jordan e Magic Johnson, Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, não tem mais camisas com os números 23 e 32, respectivamente. O mesmo acontece em outros esportes populares na América do Norte.
Entretanto, não vejo como isso funcionar no futebol, por motivos claros. Primeiro por que com o vasto nome de grandes jogadores que passaram pelos grandes do nosso futebol, faltariam números para as camisas. Vejamos alguns exemplos: No próprio Palmeiras, não teríamos mais a 12, por causa do Marcos, mas também não teríamos a 1, por causa do Leão, único goleiro com mais partidas pelo Verdão do que São Marcos, não veríamos mais em campo camisas com outros números por conta de outros grandes jogadores como Ademir da Guia, por exemplo.
A aposentadoria dos números das camisas acabariam com a tradicional numeração de 1 a 11 e em pouco tempo as camisas de futebol pareceriam com as de basquete ou futebol americano com números com 57 e 99, em alguns casos até passando dos três dígitos. Por isso, acho ruim tal ideia. Além é claro do fato de que o garoto que torce para um time e sonha em ser profissional se identifica não apenas com a camisa do clube, mas também com o número da camisa que o ídolo veste e quer um dia vestir a camisa com o mesmo número que o profissional. Porém, esse sonho passa a não ser possível com a adoção dessa medida.
Caso a camisa 12 do Palmeiras seja realmente aposentado junto com seu mais famoso dono, muitos dos garotos da base do Palmeiras que sonham em vestir não apenas a camisa do profissional do alviverde, mas a camisa 12, por causa do São Marcos, não poderão mais realizar tal sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário