quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A bolha estorou!

O ano de 2011 foi muito bom para o futebol carioca. Após um início de ano ruim, o Vasco apresentou uma acentuada melhora durante a temporada e assim, foi um dos destaques do futebol brasileiro no período, sendo campeão da Copa do Brasil, semifinalista da Sul Americana e vice do Brasileirão. O Fluminense, que iniciou a temporada como o atual campeão nacional, não teve um desempenho de destaque nos outros torneios, mas assim como o Vasco brigou pelo bicampeonato brasileiro até as últimas rodadas.
Já o Botafogo, teve um ano mediano e brigou pelo Brasileirão, até a reta final caindo de rendimento e ficando apenas com a vaga na Sul Americana. Já o Flamengo, começou o ano muito bem sendo campeão da Copa São Paulo de Juniores e do estadual. Fez uma ótima Copa do Brasil, ainda que não tenha sido o campeão. No Brasileirão foi brigador, deixando a disputa apenas na reta final conseguindo apenas beliscar uma vaga na Pré-Libertadores.
Na reta final do Brasileirão 2011, o nível do futebol carioca era tão forte que os quatro grandes estavam entre os cinco primeiros e todos com chances de ser campeão. Era, ou pelo menos seria, a redenção do futebol carioca, tão marcado por gestões polêmicas e tidas por muitos como amadoras e que já durava dois anos, uma vez que além do atual campeão da Copa do Brasil, o estado tinha os dois últimos campeões brasileiros.
Pois bem, pouco tempo passou e ao que parece, muita coisa mudou. Já logo no início da temporada, ainda durante a Copa São Paulo de Júnior, o futebol do estado do Rio, já mostra que a bolha de crescimento dos últimos anos, estourou. O Flamengo, atual campeão, caiu na primeira fase, em um grupo com União São João de Araras, Aquidauanense e São Carlos-SP. O Vasco, que contou com o "reforço" de Romarinho, o filho do baixinho, também caiu na primeira fase ao perder na última rodada para o Taubaté-SP, que se classificou.
Para honrar o futebol da cidade maravilhosa, o Botafogo, foi o único a garantir a vaga de maneira digna, se classificando em primeiro no seu grupo. Já o tricolor das Laranjeiras, conseguiu continuar na competição ao se classificar como um dos melhores segundo colocados. Diante desses fatos, fica aqui o conselho de um diretor da base do São Paulo, que também caiu na primeira fase: "O avião caiu. É hora de analisar a caixa preta, entender o que aconteceu e buscar meios de evitar que os fatos se repitam".
A bolha de euforia e orgulho, que nos últimos anos inflou no Rio, explodiu e deixou os torcedores dos times do estado preocupado, afinal com uma participação pífia como essa, era hora de rever os conceitos referentes as categorias de base, para que esses problemas não reflitam na categoria principal, com a ausência de jogadores formados na base, algo que está na moda atualmente com o sucesso do Barcelona que vem fazendo fortes investimentos na base já faz muito tempo e hoje colhe bons furtos dessa política de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário